Mulher trans

Quem interpretou Buba na primeira versão da novela Renascer, em 1993?

Personagem vive grande conflito ao se envolver com José Venâncio

Publicado em 02/02/2024

Buba é uma personagem muito importante em Renascer. A moça passa por um grande conflito com sua sexualidade, ainda mais quando conhece José Venâncio (Rodrigo Simas).

No remake, Buba é uma mulher transexual. Nasceu em um corpo masculino, mas passa por um processo de transição enquanto se envolve com o filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Ao revelar sua condição para o rapaz, ela precisa lidar com sua reação adversa, afinal, o sonho de Venâncio é ser pai. Assim, ele fica dividido entre seu grande amor e a esposa, a controversa Eliana (Sophie Charlotte).

Agora, Buba é vivida pela também atriz trans Gabriela Medeiros, estreante nas novelas. Já em 1993, Buba foi interpretada por Maria Luísa Mendonça.

Gabriela Medeiros (à esquerda) viverá papel que foi de Maria Luísa Mendonça (à direita) na versão original de Renascer
Gabriela Medeiros à esquerda viverá papel que foi de Maria Luísa Mendonça à direita na versão original de Renascer

Vale destacar que, na primeira versão, a personagem não era trans, mas intersexo ou hermafrodita. Ela nasceu como menino e foi registrada como Alcides, mas aos poucos começou a desenvolver órgãos sexuais femininos, até passar por uma operação que mudou a sua vida.

O drama de Buba foi o ponto alto da Renascer de 1993, em um trabalho fenomenal de Maria Luísa Mendonça, atriz que tem 54 anos de idade atualmente.

Após a trama de Benedito Ruy Barbosa, ela emendou vários trabalhos na Globo. Hoje em dia, continua na ativa. A última aparição da atriz na TV foi na segunda temporada de Verdades Secretas, em 2021.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade