Praga do cacau

O que é vassoura-de-bruxa, doença que aterroriza os produtores de cacau em Renascer?

José Inocêncio vai sofrer muito com esse problema durante a novela

Publicado em 29/01/2024

A novela Renascer aborda a produção de cacau e destaca um termo muito curioso: vassoura-de-bruxa, uma praga que aterroriza José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).

O coronel fica preocupado com a crise no cacau devido a esse problema, que era abordado desde a primeira versão da novela, em 1993.

Vassoura-de-bruxa é um tipo de fungo que ataca os cacaueiros e prejudica os frutos. Tem esse nome devido ao formato que deixa as folhas da árvore, secas e amarronzadas.

Hoje em dia, a praga ainda é latente nas produções do sul da Bahia, mas existem algumas técnicas para contê-la. Tudo isso será abordado na novela, com foco na sustentabilidade e agroecologia.

Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz) em Renascer
Belarmino Antonio Calloni e Firmino Enrique Diaz em Renascer

Para se ter ideia, a vassoura-de-bruxa é motivo até de morte na trama. Ao saber que Firmino (Enrique Diaz) está contaminando as suas roças com a praga, Belarmino (Antonio Calloni) mata o rival sem dó nem piedade, com requintes de crueldade.

Além desse problema, a novela Renascer vai destacar também outra praga, conhecida como podridão parda, que ataca diretamente o cacau, assim como aconteceu na versão original da novela.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade