Sucesso

Novela fenômeno que consagrou vários artistas será reprisada pela quarta vez

Aclamada trama de Ivani Ribeiro volta ao ar nas tardes da Globo

Publicado em 21/05/2023

A partir de junho, uma novela que fez grande sucesso será reprisada pela quarta vez. Mulheres de Areia, versão de 1993, voltará ao ar como substituta de Chocolate com Pimenta.

Aclamada trama de Ivani Ribeiro, remake de uma obra exibida em 1973 e com fragmentos da novela O Espantalho (1977), a produção ganhará uma edição especial nas tardes da Globo. Originalmente, teve 203 capítulos.

Um verdadeiro fenômeno, representa a maior audiência das novelas das seis da emissora, com 50 pontos de média. Para se ter ideia, a meta para o horário na época era de 35 pontos.

Mulheres de Areia bateu os números de O Mapa da Mina, novela das sete desse tempo, além de encostar em Renascer, que também alcançava bons números no horário nobre. Além disso, influenciou no ibope da sucessora, Sonho Meu.

Personagens de Mulheres de Areia
Personagens de Mulheres de Areia

Elenco de primeira

A trama de Ivani Ribeiro contou uma história praiana e chamou atenção ao apresentar os conflitos entre as gêmeas Ruth e Raquel, que viveram muitos embates pelo amor de Marcos (Guilherme Fontes).

O folhetim foi marcado por uma série de reviravoltas e um grande elenco. Poucos sabem, mas foi adiada devido à gravidez de Gloria Pires. Para contornar o problema, Walther Negrão foi convocado para escrever a antecessora, Despedida de Solteiro, às pressas, usando parte da cidade cenográfica de Mulheres de Areia.

A escolha de Gloria Pires foi da própria autora e consagrou a atriz, tanto que as gêmeas estão entre as suas melhores personagens nas novelas. Após Raquel sofrer um acidente, ser dada como morta e retornar, surpreendendo a todos, a artista chegou a viver “quatro mulheres de personalidades diferentes”, pois Ruth se passava por Raquel e vice-versa. A situação foi repetida por Gilberto Braga em Paraíso Tropical, na ocasião, com Alessandra Negrini.

Raquel e Ruth na novela Mulheres de Areia foram interpretadas por Glória Pires
Raquel e Ruth na novela Mulheres de Areia foram interpretadas por Glória Pires

Gloria ainda tinha passado por uma gestação e cuidava da filha, Antonia, nos bastidores da novela. Mas tanto trabalho foi recompensado. Além de ganhar diversos prêmios, ela ainda se firmou como uma das maiores atrizes da Globo.

A trama foi tão boa que consagrou outros atores, como Marcos Frota, que é lembrado até hoje como Tonho da Lua; o falecido Raul Cortez, que viveu o intragável Virgílio; bem como Vivianne Pasmanter, como a “ovelha negra” da família, a inconsequente Malu; e o peão Alaor, papel de Humberto Martins.

Um verdadeiro clássico, Mulheres de Areia contou ainda com grandes artistas no elenco, como Susana Vieira, Laura Cardoso, Sebastião Vasconcelos, Thaís de Campos, Paulo Betti, Daniel Dantas, Nicette Bruno, entre muitos outros.

Garantia de sucesso, a novela será reprisada pela quarta vez. Foram duas reapresentações no Vale a Pena Ver de Novo (1996 e 2011) e uma no Canal Viva, em 2016.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade