UOL - O melhor conteúdo
Globoplay

Novela clássica da década de 1970 que encantou Susana Vieira ganha nova chance na Globo

Atriz relembra com carinho trama de Manoel Carlos que marcou época

Publicado em 24/09/2023

Mais um grande clássico da década de 1970 ganha nova chance na Globo. A partir de 25 de setembro, a novela A Sucessora será resgatada pela emissora.

Exibida em 1978, a trama de Manoel Carlos será disponibilizada na íntegra no Globoplay, plataforma de streaming da emissora, pouco tempo após ser reprisada pelo Canal Viva.

Com uma história dramática, a produção é uma das preferidas de Susana Vieira, que protagonizou a obra e considera sua personagem uma das mais encantadoras de sua carreira.

Rubens de Falco e Susana Vieira em A Sucessora (Divulgação/Memória Globo)
Rubens de Falco e Susana Vieira em A Sucessora (Divulgação/Memória Globo)

Para quem não se lembra, a novela A Sucessora foi exibida originalmente às 18h, uma adaptação do livro homônimo de Carolina Nabuco. A história se passava no Rio de Janeiro na década de 1920. 

Susana Vieira viveu Marina, a “sucessora” da história, uma mulher simples que se casa com o viúvo Roberto (Rubens de Falco), mas enfrenta o preconceito e os desafios em substituir a falecida esposa do rapaz, Alice (Alessandra Vieira).

A grande rival de Marina é a governanta que trabalha na mansão do ricaço, a perigosa Juliana (Nathália Timberg), que sempre foi apaixonada pelo patrão. Completando o time de protagonistas, estava Miguel (Paulo Figueiredo), primo de Marina, que era praticamente noivo da moça. 

Em meio a conflitos e segredos, a novela fez grande sucesso, pontuada também pelo casal o casal Germana (Arlete Sales) e Vasco (Kadu Moliterno), além de destaques como Mário Cardoso, Liza Vieira, Miriam Pires, Gracindo Júnior, entre outros. 

Nathalia Timberg como Juliana em A Sucessora (Reprodução/TV Globo)
Nathalia Timberg como Juliana em A Sucessora (Reprodução/TV Globo)

Trama curta, A Sucessa teve 125 capítulos e foi reprisada apenas uma vez no Vale a Pena Ver de Novo, entre novembro de 1980 e maio de 1981. Segundo Susana Vieira, Marina é uma de suas personagens mais queridas e memoráveis de sua longa carreira.

“A Sucessora é um dos trabalhos mais belos da televisão. Linda de conteúdo, escolha de elenco, música, reconstrução da época. Tenho essa novela toda gravada. Brinco que quando estiver velhinha, vou sentar e colocá-la na TV para ver tudo de novo”, destacou.

Sair da versão mobile