Reviravolta

Madame, golpista e doutora: riqueza muda a vida da família de Timbó em Mar do Sertão

Sertanejo vira o dono do petróleo na novela das seis

Publicado em 08/01/2023

Finalmente a vida de Timbó (Enrique Diaz) e de sua família vai mudar em Mar do Sertão. Para se ter ideia, os retirantes ficam ricos e viram os donos do petróleo em Canta Pedra. Com isso, tudo muda da água para o vinho.

A cena em que o sertanejo descobriu o combustível em sua casa foi emocionante. Conforme adiantado pela coluna, ele se deparou com a riqueza após a exumação do corpo de seu pai.

Na cova do falecido, Timbó procurava sua famosa medalhinha, mas cavou fundo demais. Não demorou para as terras jorrarem petróleo, para a surpresa e alegria do preguiçoso.

Timbó (Enrique Diaz) e sua família em Mar do Sertão
Timbó Enrique Diaz e sua família em Mar do Sertão

Luxo e riqueza?

A partir desse tesouro, a vida da família de Timbó vai mudar em Mar do Sertão. Eles se tornam poderosos na região, até mais que os velhos coronéis, como Tertúlio (José de Abreu).

Mas, em meio a tanto dinheiro, será difícil lidar com uma nova realidade. Tereza (Clarissa Pinheiro), como sempre, mantém os pés no chão. E se engana quem pensa que ela vai virar madame. Mesmo sendo a mulher mais rica da cidade, a dona de casa mantém sua humildade.

Tereza começa a perceber as falsas amizades, como Nivalda (Titina Medeiros) e Deodora (Debora Bloch), que se aproximam dela por puro interesse. Mas, esperta, a mulher coloca as ricaças para fazerem faxina na casa de Candoca (Isadora Cruz).

Entretanto, a sofredora vai ter que aprender a lidar com a riqueza. Por isso, ela começa a ter aulas de etiqueta e ganha até um banho de loja na novela das seis.

Timbó (Sérgio Guizé) e Joca (Miguel Venerabile) em Mar do Sertão
Timbó Sérgio Guizé e Joca Miguel Venerabile em Mar do Sertão

Sabá Bodó (Welder Rodrigues) vira melhor amigo de Timbó, tudo para tirar dinheiro do matuto. Para se ter ideia, ele finge até ter uma doença para enganar o homem.

Timbó, claro, fica feliz por não precisar mais trabalhar. Mas ele não sabe como lidar com a grana que recebe, mesmo com os conselhos de José (Sérgio Guizé). Com o tempo, ele gasta com coisas desnecessárias e até cobre o burro Shopi Centi de joias!

Batalhadora e interesseiro

A riqueza imprevisível também muda a vida dos filhos de Timbó na novela das seis. Rosinha (Sara Vidal) segue os passos da mãe. Ela mantém os pés no chão e tenta orientar o pai para que ele não seja enganado. Além disso, a professora pede ajuda a José.

Por outro lado, tanta grana serve para ela realizar seu grande sonho: entrar na faculdade para cursar Engenharia. Assim, ela não precisa mais receber ajuda de Maruan (Pedro Lamin) e pode realizar seu sonho em ser doutora.

Timbó (Enríque Diaz), Mirinho (Lucas Galvino) e Tereza (Clarissa Pinheiro) em Mar do Sertão
Timbó Enríque Diaz Mirinho Lucas Galvino e Tereza Clarissa Pinheiro em Mar do Sertão

Mirinho (Lucas Galvino), por sua vez, vai correr para os braços do pai a fim de aproveitar a bolada. O interesseiro vai usar seu novo status para se tornar sócio de Vespertino (Thardelly Lima), sobretudo para tentar dar um golpe na própria família. Ou seja: em vez de melhorar, o jagunço fica ainda mais estragado.

Joca (Miguel Venerabile), como é uma criança, não vai entender nada. Mas fato é que ele também vai aproveitar a grana, tanto para ganhar coisas que sempre quis quanto para ajudar os amigos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade