
Desde que chegou a Pantanal, Xeréu Trindade tem usado uma expressão curiosa. O personagem de Gabriel Sater afirma que fez um pacto com o Cramulhão.
Veja também:
Além disso, o rapaz tem visões e uma aura mística. Segundo ele, por obra dessa figura curiosa. Foi pelo Cramulhão que Trindade salvou a vida do Velho do Rio (Osmar Prado) após a entidade levar um tiro de Muda (Bella Campos).
Do mesmo modo, o ser dá uma série de informações aos personagens. Ele já falou sobre o passado de Alcides (Juliano Cazarré) e preveu uma tragédia com um dos filhos de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Com a popularidade na novela das nove, muita gente quer saber o que significa esse termo. Curiosamente, é comum nas novelas de Benedito Ruy Barbosa, criador de Pantanal.

O que é Cramulhão?
Cramulhão ou Cramunhão se refere a uma lenda antiga. É basicamente o Diabo “criado” em uma garrafa.
De acordo com a história, acontece quando uma pessoa aceita fazer um pacto com diabo. Em troca de algo (riqueza ou proteção, por exemplo), começa a criar o demônio em uma garrafa.
Após o “acordo”, a pessoa precisa de um ovo de galinha que será encantado e vai nascer um diabinho de 20 cm. Esse ovo é fecundado pelo diabo e a figura deve ser mantida dentro de uma garrafa de vidro, tapada com uma rolha.
Segundo a lenda, o pacto deve ser realizado durante a quaresma e o diabinho nasce em cerca de 40 dias. Ao longo da vida, a pessoa que fez o trato com o capeta consegue alcançar seu pedido, mas depois é mandada para o inferno.
A história é muito popular no interior do Brasil e serviu de base para Benedito usar em diversas histórias.

Cramulhão nas novelas
Você deve se lembrar que a lenda do Cramulhão foi abordada em algumas novelas. Destaque em Pantanal, já acompanhava a história de Trindade na primeira versão da trama, em 1990, por meio do personagem de Almir Sater.
Antes, foi destaque em Paraíso, exibida em 1982. Na trama, o Cramulhão era criado por Eleutério (Cláudio Correia e Castro) e todos diziam que Zeca (Kadu Moliterno), filho do rapaz, era o filho do diabo.
Mas tudo mudou quando o jovem se apaixonou por Maria Rita (Cristina Mullins), uma moça criada em um convento e considerada santa. Pelo “poder” de sua fé, ela concedeu um milagre ao salvar o amado da morte.
Paraíso foi adaptada e ganhou um remake em 2009. Na ocasião, Eleutério era vivido por Reginaldo Faria. Já Zeca ficou a cargo de Eriberto Leão, enquanto Nathalia Dill viveu Maria Rita.

Renascer
Em Renascer, o Cramulhão era parte do núcleo de Tião Galinha (Osmar Prado). Para sair da pobreza, o homem humilde decidiu fazer o pacto com o coisa ruim.
Quem o ensinou a criar o diabo foi José Inocêncio (Antonio Fagundes). Ele queria largar os manguezais para enriquecer facilmente e conquistar seu tão sonhado pedaço de terra.
“Arrume uma galinha preta que nunca botou um ovo. O primeiro ovo que ela botar vai ser na palma da sua mão. Você vai chocar o ovo debaixo do seu sovaco, 21 dias e 21 noites, do lado do coração. Esse ovo vai tá galado pelo demo!”, explicou Inocêncio.

Tião Galinha conseguiu seu criar seu Cramulhão e o tratava como amuleto. Mas, em troca, ele tinha que dar a vida de sua mulher ou de um de seus filhos.
Entretanto, quem pagou o acordo com o diabo foi o próprio Tião. O marido de Joaninha (Tereza Seiblitz) acabou sendo preso e se suicidou na cadeia.
Leia mais textos deste colunista.