Sonsa e complexa

Como e quando Mariana vai se vingar de José Inocêncio em Renascer?

Mocinha vira esposa do coronel, mas muitas reviravoltas acontecem

Publicado em 08/02/2024

Mariana (Theresa Fonseca) é a personagem mais complexa e controversa de Renascer. Mas, o que ela quer? Como e quando ela vai se vingar de José Inocêncio (Marcos Palmeira)?

Primeiro, é importante deixar claro: Mariana é neta de Nena (Quitéria Kelly) e Belarmino (Antonio Calloni), coronel que foi morto pelo protagonista na primeira fase da novela.

Após a tragédia, Nena se mudou com os filhos para Salvador e Henriqueta, a mais velha, deu à luz Mariana, que cresceu e perdeu toda a família durante uma enchente.

Sozinha no mundo, Mariana foi atrás de José Inocêncio, acreditando na história de Nena de que o coronel matou Belarmino. Ela abre o jogo logo que conhece o pai de João Pedro (Juan Paiva), mas ele jura que não cometeu o crime.

Mariana (Theresa Fonseca) e José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer
Mariana Theresa Fonseca e José Inocêncio Marcos Palmeira em Renascer

Assim, Mariana é “adotada” por Inocêncio, mas se apaixona por ele e o seduz rapidamente. Não demora para Mariana se casar com José Inocêncio e virar esposa dele.

Até esse ponto da história, a mocinha fica no dilema entre o amor e a vingança. Afinal, ela ainda pensa que tem direito sobre a fortuna do coronel assassino de seu avô. A desconfiança é motivo de brigas entre o casal, assim como o ciúme de Mariana do fantasma de Maria Santa (Duda Santos).

Depois de um tempo em segundo plano, Mariana desmaia enquanto Inocêncio assume que matou Belarmino por legítima defesa durante uma conversa com Lívio (Breno da Matta). Assim, ela vai embora de casa e o marido não vai atrás dela.

Theresa Fonseca é Mariana em Renascer
Theresa Fonseca é Mariana em Renascer

Considerando a versão de 1993, Mariana só descobre a verdade quando vai morar na casa de Egídio (Vladimir Brichta), que garante a culpa de Inocêncio no crime. Mas, após saber de tudo, ela desiste da vingança.

A moça implora para reatar o casamento e, diante da recusa de Inocêncio, ela faz justiça pelo marido. Depois, consegue voltar para casa para cuidar dele, que está em uma cadeira de rodas, antes de um final surpreendente.

Sendo assim, Mariana não se vinga de José Inocêncio e não fica com João Pedro. Ela vai embora da fazenda e termina Renascer sozinha no mundo, como sempre foi.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade