Globoplay

Com fazenda e universidade, novela que trocou de autor será resgatada pela Globo

Trama reprisada no Canal Viva chega na íntegra no streaming

Publicado em 30/06/2023

Uma novela que chamou atenção por unir dois cenários distintos e por trocar de autor será resgatada pela Globo. A emissora prepara o lançamento de Coração de Estudante no streaming.

A partir do dia 3 de julho, a trama será adicionada na íntegra no catálogo do Globoplay, após ser totalmente reprisada (pela segunda vez) no Canal Viva.

Original de 2002, a obra escrita por Emanuel Jacobina foi ao ar no horário das seis e contou com 185 capítulos, além de um grande elenco, com destaque para Fábio Assunção, Helena Ranaldi, Adriana Esteves e Vladimir Brichta.

Cenários diferentes

Coração de Estudante chamou atenção pela ambientação: Nova Aliança, uma cidade do interior de Minas Gerais. Por lá, grandes fazendas conviviam com uma das melhores universidades do estado.

Mas tudo muda quando João Mourão (Cláudio Marzo), o mais poderoso fazendeiro da região, decide construir uma hidrelétrica em área de preservação ambiental, atiçando a ira dos alunos da faculdade.

Em meio a essa trama, estava o professor Edu (Fábio Assunção), que se muda para o local para se casar com Amelinha (Adriana Esteves), filha de Mourão, mas acaba se apaixonando pela advogada Clara (Helena Ranaldi).

A história começou promissora, mas com o tempo, passou sufoco. Por isso, a Globo decidiu fazer uma espécie de troca de autores para alavancar a produção.

Vladimir Brichta e Bruno Garcia
Vladimir Brichta e Bruno Garcia em Coração de Estudante

Novo autor e mudanças

Feita às pressas, Coração de Estudante foi perdendo fôlego. A trama foi encomendada ao autor Emanuel Jacobina após o cancelamento de uma obra de Maria Adelaide Amaral.

Com isso, grande parte do elenco da novela que não saiu do papel foi remanejada para a nova produção, como Adriana Esteves, Júlia Feldens e Paulo Vilhena.

Acostumado a escrever Malhação, Jacobina passou por um período de crise e a Globo escalou Carlos Lombardi para dar um jeito na obra. E realmente funcionou, pois o autor deu mais foco para o humor, inseriu o personagem Pedro Guerra (Bruno Garcia), que caiu no gosto do público; e uniu o casal Amelinha e Nélio (Vladimir Brichta), que até se casou na vida real.

As mudanças surtiram efeito e Coração Estudante terminou com a média de audiência de 30 pontos, aumentando 4 pontos em relação à antecessora, A Padroeira. Lombardi ficou tão satisfeito que ainda chamou boa parte do elenco para a novela Kubanacan, que escreveu no horário das sete um ano depois.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade