Reparação?

SBT aposta em protagonista negro em sua dramaturgia

Ator mirim viverá personagem principal em folhetim inspirado na obra de William Shakespeare

Publicado em 11/11/2022

Com Poliana Moça tendo encerrado suas gravações há poucos dias, o SBT acelerou os trabalhos de A Infância de Romeu e Julieta, próxima aposta dramatúrgica da emissora, cuja narrativa será inspirada na famosa obra de William Shakespeare.

Em uma coletiva de imprensa, realizada no CDT da Anhanguera, seu complexo de estúdios em São Paulo, o canal de Sílvio Santos apresentou o elenco completo desta nova investida, cuja estreia está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Nomes como Bianca Rinaldi, João Baldasserini, Karin Hils, Lu Grimaldi, Lucas Salles e Velson D’Souza compõem o elenco adulto da trama que é escrita por Iris Abravanel. No entanto, a grande novidade da produção é no que diz respeito aos protagonistas da história.

Vittória Seixas interpretará Julieta, e Miguel Ângelo, Romeu. O ator é negro e sua escolha para o posto principal da novela pode soar como o início de uma possível reparação histórica para a emissora após algumas polêmicas raciais no passado.

Conhecida por apostar em adaptações de novelas para o público infanto-juvenil, o SBT teve poucos personagens negros em posições de destaque em suas histórias. As novelas Carrossel (2012) e Chiquititas (2013) são uma exceção aos casos, tendo em vista que o protagonismo girava em torno das crianças, respectivamente, da Escola Mundial e do Orfanato Raio de Luz.

Por sua vez, as obras sucessoras, como Cúmplices de um Resgate (2015), Carinha de Anjo (2016), As Aventuras de Poliana (2018) e Poliana Moça (2022) não tiveram o protagonismo de atores negros.

Polêmica racial em novela infantil do SBT:

Em 2018, uma cena de As Aventuras de Poliana deu o que falar ao exibir uma aluna negra reclamar ao ser acusada injustamente de roubo só pela cor de sua pele. Confrontada pela coordenadora da escola, ela acabou ouvindo uma frase que gerou polêmica.

“Sabe qual é um dos maiores culpados pelo preconceito? A nossa cabeça! E para que os outros parem de ver a nós, negros, como diferentes, nós precisamos parar de nos ver como diferentes”, disse a personagem adulta.

Com várias acusações de racismo nas redes sociais, o SBT se manifestou em nota oficial sobre o ocorrido. “Se instalou uma polêmica que não existe. A novela é uma obra de ficção para entreter e não polemizar. No capítulo 61, ainda no mesmo contexto que foi ao ar ontem, a coordenadora do colégio quis convencer a menina que aquele estereótipo de que o negro é sempre culpado à primeira vista não pode prevalecer, mostrando-a uma nova perspectiva”, defendeu o canal.

Polêmica com Sílvio Santos e atriz de Chiquititas:

Em 2014, durante a edição daquele ano do Teleton, no palco da atração, Sílvio Santos recebeu o elenco da novela Chiquititas e interagiu com a crianças. Na época, Júlia Olliver que interpretava Pata, foi questionada pelo animador sobre o que ela queria ser quando crescer.

A garota respondeu: “atriz ou cantora”. Na sequência, Sílvio rebateu: “Mas com esse cabelo?”, questionou o dono do SBT. Na época, imediatamente, as redes sociais ficaram em polvorosa e o apresentador foi duramente criticado, acusado de racismo.

Fique mais informado com as notícias do Olhar na TV!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade