Globo marca data para apresentar diabinho de Renascer ao público

Publicado em 19/04/2024

Em Renascer, a grande obsessão de Tião Galinha (Irandhir Santos) envolve o famoso diabinho preso na garrafa. Para ele, o tal amuleto é a chave do sucesso de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Logo, os espectadores que ainda não viram o “cramulhãozinho” do fazendeiro terão um encontro com o dito cujo.

Segundo Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, o coisa ruim vai aparecer por inteiro em um momento trágico da novela das nove: a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), prevista para o próximo dia 22.

Xô, satanás!

Nos capítulos recentes de Renascer, o diabinho apareceu de costas, enquanto Inocêncio segurava a garrafa e olhava, orgulhoso, para o amuleto.

A princípio, a direção da Globo optou por esconder o capetinha, evitando que a fatia religiosa do público fugisse da trama.

Na primeira fase, uma cena na qual José Inocêncio (então Humberto Carrão) colocava a garrafa ao lado da imagem de Nossa Senhora das Graças acabou modificada. Para a sequência, a equipe de efeitos visuais criou o coisa ruim em 3D, de forma que os espectadores tivessem a sensação de vê-lo dançando. Tal trecho não foi ao ar.

O cramulhão em outras novelas

Na primeira versão de Renascer, o diabinho aparecia com clareza, sem qualquer tipo de censura. Os tempos eram outros e não havia qualquer tipo de discussão ou temor sobre o público religioso que acompanhava o folhetim.

A história também foi usada em outros dois títulos assinados por Benedito Ruy Barbosa. Eleutério (Cláudio Corrêa e Castro / Reginaldo Faria), de Paraíso (1982 / 2009), possuía o objeto medonho.

Já em Pantanal (1990 / 2022), Trindade (Almir Sater / Gabriel Sater) afirmava ter pacto com o cramulhãozinho, que se manifestava através de visões e do filho do peão com Irma (Elaine Cristina / Camila Morgado).

O post Globo marca data para apresentar diabinho de Renascer ao público apareceu primeiro em Duh Secco.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade