triste

Tragédia familiar: Ator de Mulheres de Areia perdeu esposa jovem e criou três filhos sozinho

Morte precoce abalou a vida de Marcos Frota, o Tonho da Lua da novela de 1993

Publicado em 27/06/2023

Marcos Frota, visto recentemente como o Morcego Voador em Chocolate com Pimenta, agora pode ser assistido também em Mulheres de Areia, que acaba de entrar na faixa especial de novelas da Globo.

Na trama escrita por Walcyr Carrasco, Marcos Frota é um dos integrantes do Grand Circo Brasilis, que chega na cidade fictícia de Ventura para levar descontração e alegria.

Já em Mulheres de Areia (1993), que é um remake da novela de Ivani Ribeiro, mixada com outra trama, O Espantalho, o ator Marcos Frota fez um de seus papéis mais marcantes: Tonho da Lua, o rapaz de bom coração que fazia esculturas lindíssimas com a areia da praia.

Marcos Frota
Marcos Frota em Mulheres de Areia Divulgação TV Globo

Ligação com o circo

Frota, coincidentemente, tem uma ligação muito forte com o circo. Quando fez a novela Cambalacho, em 1986, o ator interpretou um jovem que quer se tornar trapezista circense. A partir daí, ele começou a estudar essa arte e a ingressar em espetáculos do gênero.

Anos depois, em 1995, Marcos Frota abriu seu próprio circo e se tornou uma referência nacional. Por isso também que ele foi escalado para o papel em Chocolate com Pimenta em 2003, afinal, nada melhor do que um estudioso e apaixonado no assunto para compor o núcleo.

Tonho da Lua (Marcos Frota) e Ruth (Glória Pires) em Mulheres de Areia
Tonho da Lua Marcos Frota e Ruth Glória Pires em Mulheres de Areia

Ele é o idealizador do conhecido Circo dos Sonhos, que tem sua administração em São Paulo, mas roda o Brasil inteiro. Seu nome também está por trás do Mirage Circus, com sede em Santa Catarina.

Por onde anda Marcos Frota?

A carreira de Marcos Frota na TV já dura quase 50 anos. Ele começou a atuar na telinha em 1976 na novela O Julgamento, na extinta Tupi. No mesmo ano estreou na Globo, na primeira versão de Escrava Isaura.

Circo dos Sonhos com Marcos Frota
Circo dos Sonhos com Marcos Frota

Depois, estrelou inúmeros folhetins, como Elas por Elas, Vereda Tropical, Sassaricando, Vamp, Mulheres de Areia, A Próxima Vítima, Era Uma Vez…, O Clone, América e Ti Ti Ti. A última novela em que apareceu foi Sol Nascente, em 2016, fazendo apenas uma participação em alguns capítulos.

Fora das novelas, ele apareceu em dois filmes, Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood, de 2017, e O Grande Circo Místico, de 2018.

Desde então o ator de Chocolate com Pimenta e Mulheres de Areia tem se dedicado ao trabalho fora das telas. Além de gerir os circos e estar sempre diante de novos negócios e parcerias relacionadas ao mundo circense, Marcos Frota lançou em 2022 o livro Paya – Eterna arte de Paiaçar.

Marcos Frota em fotos recentes
Marcos Frota em fotos recentes

Morte da primeira esposa do ator

O que pouca gente sabe sobre Marcos Frota é que ele enfrentou um grande drama pessoal no início da década de 90. Ele foi casado entre 1976 e 1993 com a empresária Cibele Ferreira, que faleceu em 1993 em um acidente.

Com Cibele o ator teve três filhos: Amaralina, nascida em 1979, Apoena, nascido em 1981, e Tainã, nascido em 1989. Após ficar viúvo ele precisou encarar o papel duplo para criar os filhos.

“Ela faleceu em um acidente de carro, mas a ela eu devo a formação do meu caráter, a escolha da minha profissão. Eu vivi uma história de amor que me alimenta até hoje”, contou Frota no Encontro com Fátima Bernardes. Os dois começaram a namorar ainda na adolescência.

Marcos Frota, Cibele e os três filhos
Marcos Frota Cibele e os três filhos

Casamento com Carolina Dieckmann

Dois anos após perder a esposa, Marcos Frota havia acabado de abrir seu primeiro circo e resolveu convidar artistas para o picadeiro. Uma de suas convidadas foi Carolina Dieckmann, que já era atriz na Globo e estrelava Tropicaliente.

Os dois se afeiçoaram, mas só começaram a namorar em 1996. Eles se casaram em uma cerimônia dentro do circo de Frota. Em 1999 nasceu Davi, o primeiro e único filho do casal. Carolina Dieckmann e Marcos Frota se separaram em 2003 sem grandes traumas. Em 2007 a atriz de Vai na Fé se casou com o diretor Tiago Worcman

Marcos Frota e Carolina Dieckmann e, ao lado, o ator com o filho deles, Davi
Marcos Frota e Carolina Dieckmann e ao lado o ator com o filho deles Davi

Veja o ator de Mulheres de Areia com os quatro filhos:

Marcos Frota com todos os filhos antes e depois da pandemia
Marcos Frota com todos os filhos antes e depois da pandemia

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade