papel especial

Quem era o Velho Ceci na versão antiga de Pantanal? Entenda o personagem

Personagem se destacou no primeiro episódio do remake da Globo

Publicado em 29/03/2022

Quem acompanhou o primeiro capítulo do remake de Pantanal nesta segunda-feira (28) pode ver as cenas emocionantes com Joventino, papel de Irandhir Santos, e o Velho Ceci, vivido por Paulo Gorgulho.

Por ser uma novela refilmada, há muita coisa trazida da versão original, exibida em 1990 na Rede Manchete. Desse modo, muitos telespectadores nostálgicos e curiosos se perguntam quem foram os atores que interpretaram os personagens na antiga novela.

Neste episódio de estreia, o peão Ceci foi um dos que mais gerou dúvida. Quem será que encarnou o personagem quando foi ao ar pela primeira vez?

Paulo Gorgulho, o Velho Ceci do remake de Pantanal, com Joventino, vivido por Irandhir Santos
Paulo Gorgulho o Velho Ceci do remake de Pantanal com Joventino vivido por Irandhir Santos Reprodução Globo

Entenda a origem do peão Ceci

Na novela atual, exibida na Globo, Ceci é um peão já cansado da lida e que almeja parar de trabalhar dali uns anos. Parceiro de Joventino, ele expressa a vontade de José Leôncio assumir o serviço quando crescer.

O personagem, para quem não sabe, foi criado por Bruno Luperi, autor do remake, como uma forma de homenagear o ator Paulo Gorgulho. Portanto, foi somente uma participação especial do veterano no primeiro capítulo, sem relação com a história exibida em 1990.

Hoje com 62 anos, Gorgulho esteve na primeira versão de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbos há 32 anos, interpretando a primeira fase de José Leôncio, ou seja, ele jovem. Agora quem o faz é Renato Góes.

Na segunda fase, o ator ganhou outro papel: José Lucas de Nada, filho de Zé Leôncio, que surge anos depois.

Marcos Winter, Cristiana Oliveira e Paulo Gorgulho em Pantanal (Reprodução)
Marcos Winter Jove Cristiana Oliveira Juma e Paulo Gorgulho José Leôncio em Pantanal Reprodução

Sobre a oportunidade de reviver ‘Pantanal’ mesmo que em poucas cenas, Paulo Gorgulho revelou estar emotivo. “É difícil me conter, qualquer coisa eu estou chorando”, revelou ele em entrevista ao Globo Repórter. “É uma passagem de bastão muito bonita, muito emocionante”, continuou o artista natural de Minas Gerais.

Uma curiosidade sobre a participação de Gorgulho no remake é que as roupas que vestiu são exatamente as usadas por José Leôncio na primeira Pantanal. “Eu estou usando a mesma calça, a mesma pantalona e o mesmo chapéu que eu usei há 32 anos”, explicou.

Não deixe de conferir também: “Da prostituta à grande mãe”, diz Dira Paes sobre a trajetória de Filó em Pantanal

Leia outros textos desta colunista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade