SAUDADES

Luto: Chocolate com Pimenta perdeu três atores em 2022

Relembre os artistas da novela de época que morreram este ano

Publicado em 26/12/2022

Escrita por Walcyr Carrasco, a novela Chocolate com Pimenta voltou a ser exibida na Globo no último mês de setembro. Alguns atores do elenco, contudo, já não estão entre nós.

Ao todo, infelizmente, 12 artistas da trama original de 2003 morreram. Três deles se foram neste ano de 2022 de forma repentina.

Isaac Bardavid

O Brasil perdeu dia 1º de fevereiro de 2022 o ator e dublador Isaac Bardavid, aos 90 anos. Há anos ele enfrentava um enfisema pulmonar e não resistiu ao agravamento da enfermidade. Em Chocolate com Pimenta, o veterano interpretou Paulo. O artista ficou nacionalmente conhecido por dublar Wolverine nos cinemas.

Isaac Bardavid está em O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta
Isaac Bardavid está em O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta

José Carlos Sanches

Ator de novelas desde o ano de 1980, quando atuou em Água Viva, José Carlos Sanches foi encontrado morto em seu apartamento em fevereiro de 2022 já em estado de decomposição, quatro dias após o falecimento. Ele tinha 67 anos de idade e na novela reprisada na Globo interpretou um motorista.

Ator José Carlos Sanches
Ator José Carlos Sanches Reprodução

Mário César Camargo

O veterano da teledramaturgia Mário César Camargo morreu em outubro de 2022 após sofrer um mal súbito. Ele estava caminhando em uma rua de Belo Horizonte, onde morava. Camargo teve um ataque fulminante e chegou a cair em meio às pessoas que transitavam no local. Em Chocolate com Pimenta ele interpretou o maquinista.

Mário César Camargo em Chocolate com Pimenta
Mário César Camargo em Chocolate com Pimenta

Em uma matéria recente, falamos dos intérpretes de Conde Klaus e Matilde – os atores Cláudio Corrêa e Castro e Hilda Rebello. Eles faleceram em anos anteriores de causas diferentes, mas de forma inesperada.

Já a atriz Fernanda Lobo, que viveu a Mulher Barbada do circo que transitava pela cidade fictícia da novela de época, também perdeu a vida tragicamente. A artista tinha 51 anos de idade quando não resistiu às complicações de uma cirurgia de redução de estômago.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade