perdas

Fatalidades: Três atores de Chocolate com Pimenta que morreram em cirurgias

Artistas da trama de Walcyr Carrasco não resistiram a operações

Publicado em 26/05/2023

Você sabia? Três atores de Chocolate com Pimenta morreram em cirurgias. Ao todo, 12 artistas que compuseram o elenco da novela de época já se foram.

Cláudio Corrêa e Castro interpretou o asqueroso Conde Klaus von Burgo em Chocolate com Pimenta, novela exibida originalmente em 2003 e que está sendo reprisada hoje na Globo.

Na história escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando, Conde Klaus é um dos vilões. Ele inferniza a vida de Celina (Samara Felippo), casando-se com ela após ganhar uma aposta de jogo com o pai dela, Reginaldo (Antônio Grassi).

Avarento e inescrupuloso, ele vive com a governanta Matilde (Hilda Rebello), que de certo modo nutre uma paixão pelo idoso.

Klaus (Cláudio Corrêa e Castro) e Matilde (Hilda Rebello) em Chocolate com Pimenta
Klaus Cláudio Corrêa e Castro e Matilde Hilda Rebello em Chocolate com Pimenta

Cláudio Corrêa e Castro: carreira e morte

Cláudio Corrêa e Castro morreu em 2005, aos 77 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos devido a complicações na colocação de uma ponte de safena no coração. O artista sofria de diabetes e hipertensão, mas ninguém esperava sua morte.

Em Chocolate com Pimenta o veterano interpretou Conde Klaus von Burgo, um dos papéis principais da história de época.

O último papel da carreira de Castro foi como Dr. Afonso em Senhora do Destino, exibida em 2004 na Globo e que hoje está disponível no Globoplay. Mas a jornada do ator na TV começou muito antes, no final da década de 60, nos cinemas.

Altair Lima, Eva Wilma e Cláudio Corrêa e Castro em A Viagem (Divulgação/IMDB)
Altair Lima Eva Wilma e Cláudio Corrêa e Castro em A Viagem DivulgaçãoIMDB

Ele atuou em dezenas de sucessos da teledramaturgia, a partir de 1977, todos da Globo.

Corrêa e Castro esteve, por exemplo, na primeira versão de A Viagem, em 1975 (foto acima) – e também esteve na segunda versão, exibida em 1994. Além disso fez Dancin’ Days, as primeiras edições de O Profeta e Cabocla, A Gata Comeu, Cambalacho, Anjo Mau, Vale Tudo, Tieta, Rainha da Sucata, História de Amor, A Padroeira e A Casa das Sete Mulheres.

Atualmente pode ser visto ainda nas reprises de O Rei do Gado, na Globo, e de Força de um Desejo e Bambolê, novelas que estão no ar no canal Viva.

Cláudio Corrêa e Castro em Anjo Mau (1997) e Força de Um Desejo (1999)
Cláudio Corrêa e Castro em Anjo Mau 1997 e Força de Um Desejo 1999

Cirurgia matou Fernanda Lobo, atriz de Chocolate com Pimenta

Em uma matéria recente, relembramos a triste perda da atriz Fernanda Lobo, que viveu a Mulher Barbada do Gran Circo Brasilis, que transitava pela cidade fictícia da novela de época.

Infelizmente, a atriz que interpretou a Mulher Barbada na novela, Fernanda Lobo, já não está mais entre nós.

A artista tinha 51 anos de idade quando não resistiu às complicações de uma cirurgia de redução de estômago. Isso foi em 2011.

Fernanda Lobo, de Chocolate com Pimenta, e com a atriz Ingra Lyberato
Fernanda Lobo de Chocolate com Pimenta e ela com a atriz Ingra Lyberato

Natural de Cataguases, cidade de Minas Gerais, Fernanda começou a atuar na TV na novela Felicidade, em 1991. Após isso a atriz esteve em grandes clássicos, como Mulheres de Areia (1993) e no remake de Irmãos Coragem (1995).

Também atuou em Uga Uga (2000), Porto dos Milagres (2001), Cobras & Lagartos (2006), Pé na Jaca (2006). Seu último trabalho na TV foi no seriado S.O.S. Emergência, da Globo, em 2010.

Atriz Fernanda Lobo
Atriz Fernanda Lobo

Jardel Mello não resistiu à operação no coração

Interprete de Romão na novela, Jardel Mello morreu no dia 7 de fevereiro de 2008, aos 71 anos, em Santos (SP), após sofrer um infarto durante uma cirurgia do coração.

Natural de Mogi das Cruzes, Mello começou a trabalhar na televisão na década de 1960. Como ator, esteve em grandes sucessos da teledramaturgia, O Espigão, Dancin’ Days, Água Viva, Uga Uga, O Clone, Agora é que São Elas, Cabocla, Esmeralda, Cristal e O Profeta, sua última novela da carreira.

Já como codiretor esteve em O Rebu, Pecado Capital, O Casarão, Plumas e Paetês, além de outras tramas da Globo.

Dionísio (Jardel Mello) em Esmeralda
Jardel Mello

Lembrando que três atores de Chocolate com Pimenta morreram no ano de 2022. Foram eles: Isaac Bardavid; José Carlos Sanches e Mário César Camargo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade