POR ONDE ANDA?

Delegado de O Rei do Gado: O que aconteceu com o ator José Augusto Branco?

Veterano na teledramaturgia também é radialista e está longe das novelas desde 2019

Publicado em 12/04/2023

Em O Rei do Gado, o delegado Josimar surge em diversos momentos importantes da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Ele é responsável por investigar crimes e assassinatos que acontecem na novela, exibida originalmente na Globo entre 1996 e 1997 e que hoje está na programação do canal no Vale a Pena Ver de Novo.

Quem interpreta o homem da lei é o ator José Augusto Branco, veterano da teledramaturgia. Atualmente, ele está em destaque na história por conta da morte misteriosa de Ralf (Oscar Magrini).

Bellotti (José Augusto Branco) em Brega & Chique
Bellotti (José Augusto Branco) em Brega & Chique (Reprodução/Canal Viva)

O que aconteceu com José Augusto Branco?

Nascido em 1942, na cidade de Manaus, mudou-se na juventude para o Rio de Janeiro, onde começou a estudar teatro. Além da dramaturgia, se dedicou também à função de radialista e se aventurou como apresentador de TV.

Seus primeiros trabalhos na telinha foram O Porto de Sete Destinos (1965) e O Pecado de Ser Mãe (1966), produções da TV Rio. Nesta mesma época, trabalhou na extinta TV Tupi em teleteatros.

A estreia na Globo aconteceu em 1967 e daí pra frente acumula mais de 70 personagens em novelas, minisséries e seriados em sua trajetória artística.

Em todos esses anos, José Augusto Branco esteve em novelas de sucesso como: Véu da Noiva (1969), Irmãos Coragem (1970), Saramandaia (1976), Ciranda de Pedra (1981), Rainha da Sucata (1990), Sonho Meu (1993), A Próxima Vítima (1995), Paraíso Tropical (2007), Velho Chico (2016) e Tempo de Amar (2017).

José Augusto Branco em diversos personagens
José Augusto Branco em diversos personagens

Seu último papel na TV foi Padre Lucas na saudosa novela teen Malhação: Toda Forma de Amar (2019).

Hoje José Augusto Branco tem 81 anos de idade e, apesar de não haver notícias de futuros trabalhos, mantém-se contratado da Globo. Ou seja, logo logo ele pode aparecer em novelas ou séries da casa.

Não há notícias recentes do ator, que também está fora das redes sociais. Em 2021, a afiliada da Globo em Manaus fez uma homenagem aos artistas manauaras, incluindo o nome de José Augusto Branco.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade