Perda

Cedo demais: Com AIDS, estrela de Elas por Elas e outras novelas morreu bem nova

Atriz faleceu aos 42 anos de idade

Publicado em 27/08/2023

Duas grandes atrizes de Elas Por Elas, novela de 1982, morreram em agosto deste ano. Aracy Balabanian e Maria Helena Dias.

Maria Helena Dias morreu vítima de infarto e pneumonia aos 91 anos de idade. Na trama escrita por Cassiano Gabus Mendes ela interpretou Carmen, e fez diversas novelas, como Plumas e Paetês, Tieta, A Próxima Vítima, Fera Ferida, etc.

Aracy Balabanian faleceu após lutar contra um câncer. A artista interpretou Helena em Elas por Elas de 1982 e fez sucesso com muitos outros papéis na TV, como Marta de Ti Ti Ti, dona Armênia de Rainha da Sucata, Filomena de A Próxima Vítima e Cassandra de Sai de Baixo.

Protagonistas de Elas por Elas em 1982
Protagonistas de Elas por Elas em 1982

Para quem não se recorda ou então não teve a oportunidade de assistir a versão original da novela, ao todo, sete atrizes foram protagonistas. Além de Aracy e Maria Helena, outras três artistas nos deixaram em anos anteriores.

Protagonistas de Elas por Elas, de 1982
Protagonistas de Elas por Elas, de 1982

Lembrando que em 2023 a história ganha um remake, marcado para estrear no fim setembro na faixa das 18h, substituindo Amor Perfeito.

A segunda versão da novela escrita por Cassiano Gabus Mendes já tem as sete protagonistas definidas: Deborah Secco, Késia Estácio, Mariana Santos, Karine TelesMaria Clara SpinelliThalita Carauta e Isabel Teixeira.

AIDS e câncer: atriz de Elas por Elas morreu cedo demais

A primeira atriz de Elas por Elas que morreu foi Sandra Bréa, que interpretou Vanda na trama que agora ganha o remake.

Sandra Bréa estreou em novelas em 1970 em Assim na Terra como no Céu e dois anos depois já fez seu primeiro grande papel em O Bem Amado. Além disso, fez Escalada, O Pulo do Gato, a primeira versão de Ti Ti Ti, Bambolê, entre outros trabalhos. Foi considerada, por muitos anos, um símbolo sexual.

Sandra Bréa em Elas por Elas, de 1982
A atriz da Globo, Sandra Bréa, em Elas por Elas, de 1982

No fim da década de 1990, Sandra assumiu ser soropositiva e sofreu com a discriminação terrível, afinal, naquela década havia muito mais desinformação em relação ao vírus da AIDS.

Deprimida por conta disso, a atriz da Globo se afastou dos holofotes e em 1999 foi diagnosticada com câncer no pulmão em estágio avançado. Sandra Bréa recusou qualquer tipo de tratamento oncológico e morreu em maio de 2000, aos 47 anos de idade.

Glória (Sandra Bréa) e Álvaro (Cláudio Marzo) em Bambolê
Glória (Sandra Bréa) e Álvaro (Cláudio Marzo) em Bambolê

Sandra Bréa tinha um filho adotivo, Alexandre Bréa Brito. De acordo com informações da época, ela e o rapaz estavam brigados quando a atriz morreu. O que se sabe é que o herdeiro sumiu no ano de 2001 e 18 anos depois, em 2019, a justiça declarou a morte de Alexandre.

Sandra Bréa como Telma em O Bem-Amado, novela de 1973
Sandra Bréa como Telma em O Bem-Amado, novela de 1973 (Reprodução/TV Globo)

Outras protagonistas da novela que já morreram

As únicas protagonistas de Elas por Elas vivas são Joana Fomm e Esther Góes.

Mila Moreira, a Marlene de Elas por Elas

Outra atriz que protagonizou Elas por Elas em 1982 foi Mila Moreira, intérprete de Marlene. Também escritora, jornalista e apresentadora, ela começou a carreira como modelo e estreou na TV em 1979 na novela Marron Glacê.

Fez muitos outros trabalhos como Plumas e Paetês, Corpo a Corpo, Ti Ti Ti, Bambolê, Que Rei Sou Eu?, Meu Bem Meu Mal, Anos Rebeldes, Fera Ferida, A Próxima Vítima, A Indomada, o remake de Anjo Mau, Malhação, JK, Ciranda de Pedra, Viver a Vida, o remake de Ti Ti Ti.

Mila Moreira em Elas por Elas, de 1982
Mila Moreira em Elas por Elas, de 1982

Suas últimas novelas da carreira foram O Astro, Sangue Bom e A Lei do Amor, de 2016. Mila Moreira teve muitos relacionamentos, inclusive foi casada com Luís Gustavo, o Mário Fofoca de Elas por Elas, mas não teve filhos. A atriz morreu aos 75 anos de idade em 2021 após uma parada cardíaca.

Eva Wilma, a Márcia de Elas por Elas

Eva Wilma interpretou Márcia em Elas por Elas, uma das grandes protagonistas da trama de Cassiano Gabus Mendes. A atriz estreou na teledramaturgia em 1953 na TV Tupi, onde fez inúmeras novelas. Uma das principais foi a versão original de Mulheres de Areia, na qual fez as protagonistas Ruth e Raquel.

Eva Wilma em Elas por Elas, de 1982
Eva Wilma em Elas por Elas, de 1982

Ela foi casada com o ator John Herbert, de 1955 a 1976. Deste casamento teve dois filhos, Vivien e John. O veterano sofria com enfisema pulmonar e morreu em 2011. Em 1979, Eva Wilma se uniu ao também ator Carlos Zara, famoso por seu papel em Pai Herói. Os dois não tiveram filhos e o casamento durou 23 anos, até a morte de Zara, em 2002.

Seu último papel de expressão foi dona Fábia, a mãe de Anthony, vivido por Reynaldo Gianecchini em Verdades Secretas (2015).

Eva Wilma e John Herbert; ao lado a atriz e Carlos Zara
Eva Wilma e John Herbert; ao lado a atriz e Carlos Zara

Em janeiro de 2021 Eva Wilma foi internada com pneumonia. Em abril do mesmo ano descobriu problemas cardíacos e renais e em maio recebeu o diagnóstico de um câncer no ovário, já em situação bem avançada. A artista morreu em maio do mesmo ano, em São Paulo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade