
Além da Ilusão, novela das seis escrita por Alessandra Poggi, tem feito bastante sucesso por trazer à telinha um enredo leve, mas envolto por muito mistério e romance. A trama, para quem não sabe, se passa agora na década de 1940.
Veja também:
Por se tratar de um folhetim de época, muitos telespectadores têm se perguntado se a história é baseada em fatos e se alguns personagens se inspiram em figuras que realmente existiram.
Vale lembrar que a novela antecessora a Além da Ilusão, Nos Tempos do Imperador, retratava parte do período do Segundo Reinado brasileiro, sobretudo o que envolvia Dom Pedro II e a família real.
Será então que Além da Ilusão traz à tona uma trama que remete a algo que aconteceu mesmo aqui no Brasil?

Realidade e ficção em Além da Ilusão
O que pode ser visto de verídico em Além da Ilusão é a retratação dos costumes da época (década de 1940 na fase atual), as diferenças entre as classes sociais (presentes até hoje, infelizmente), assim como alguns eventos históricos, como a própria Segunda Guerra Mundial.
Os conflitos da segunda grande guerra, inclusive, começam a ir ao ar nesta semana. As cenas marcantes mostrarão Bento (Matheus Dias) e demais soldados embarcando para a Europa, onde acontecem os embates.
O personagem, aliás, é porta-voz de uma crítica à governos de extrema direita, mostrando que a novela também tem espaço para retratar algo que aconteceu e acontece atualmente, sobretudo aqui no Brasil.
Lembrando que, apesar do Brasil não ter estado no centro das Guerras Mundiais, teve sua participação tanto no campo econômico, quanto no político e militar. De acordo com dados da História, o País entrou na Segunda Guerra Mundial no final de junho de 1944, apoiando os países aliados: Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética.

Por ora, a guerra é um dos únicos elementos verídicos retratados pela autora de Além da Ilusão. De resto, há muita liberdade poética e ficção.
Ainda não há informação de que haverá outras abordagens e nem mesmo personagens históricos aparecendo na trama.
Leia outros textos desta colunista.