Exclusivo

Em cena emocionante, José Inocêncio ressuscita do mundo dos mortos com ajuda de personagem inesperado em Renascer

Trama de Bruno Luperi tem estreia prevista para o próximo dia 22

Publicado em 21/01/2024

Após ser despelado vivo pelos capangas de Firmino (Enrique Diaz), José Inocêncio (Humberto Carrão) será curado por Inácia (Edvana Carvalho). A cena em questão irá ao ar em breve em Renascer.

“Câmera volta ao quarto, onde Inácia trata José Inocêncio de acordo com o que Ifá havia indicado. Ela passa ovos ao longo de seu corpo inanimado, então acaçás, flor do velho, lhe bate folhas e, por fim, o banha, da cabeça aos pés, com ervas, sempre entoando rezas e cânticos em Yorubá. Então ela traz uma conta de firmas azuis escuras até ele…’Ogun Xoroquê que lhe aproteja e afaste Iku dos seus caminho, que a sua hora num é chegada. A sua missão, aqui, tá muito longe de se acabá!’”, descreve Bruno Luperi que PROSSEGUE com o seu raciocínio.

“(…) Por isso Inácia trai a si própria e realiza aquele ritual e coloca a conta de Ogum Xoroquê, guardião de José Inocêncio, no pescoço dele. Esta conta o irá acompanhar daí em diante, como um amuleto que ele pode levar no pescoço ou a tiracolo, junto com qualquer outra proteção que ele possa ter trazido até ali. Simboliza que, dali em diante, ele irá contar para sempre com sua proteção. Ao fim Inácia arreia um balaio com frutas, flores e acende uma vela perto da cabeça de José Inocêncio, como se desse comida a ela. E, com isso, o trouxesse de volta para a vida. Câmera registra as belas imagens dessa cerimônia que é, na verdade, o renascimento espiritual do nosso herói, até que quando tudo parece perdido ele, de repente, abre os olhos”, conclui o dramaturgo em seu texto.

Inácia (Edvana Carvalho) e José Inocêncio (Marcos Palmeira) na segunda fase de Renascer
Inácia Edvana Carvalho e José Inocêncio Marcos Palmeira na segunda fase de Renascer

Renascer é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade