Exclusivo

Em cena decisiva, personagem inesperado abre a boca de sacola e revela o maior segredo de Marianinha em Renascer

Trama de Bruno Luperi entra em sua semana decisiva na programação do plim-plim

Publicado em 23/01/2024

Em cenas que estão previstas para irem ao ar em breve em Renascer, Quitéria (Belize Pombal) cairá para trás ao descobrir através de Nena (Quitéria Kelly) que VENÂNCIO (Fábio Lago) engravidou a PRÓPRIA FILHA/Marianinha. A tal descoberta deixará a DONA DE CASA SEM CHÃO.

“(NENA ENCARA QUITÉRIA) Via Marianinha entrá nessa casa muda e saí calada… quem tinha que vê era seu marido…(Quitéria estranha. Nena faz uma pausa e logo emenda) Ele quem vinha dexá e buscá ela aqui na porta… todo santo dia. Nunca na vida, comadre… da porta pra dentro era só nóis aqui de casa. Sem home ninhum (Da porta para fora era com Venâncio. É o que fica no ar e alimenta as piores suspeitas de Quitéria, que segura o choro)”, dirá Nena prestes a desmascarar o compadre.

Personagens dessa nota:

Maria Santa (Duda Santos) – Filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal) e irmã mais nova de Marianinha, Santinha, como também é conhecida, vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora do seu entorno. Quase sem sair de casa, ajuda a mãe nos trabalhos domésticos. No dia que tem autorização para acompanhar o Bumba meu boi, se apaixona perdidamente por José Inocêncio (Humberto Carrão), que se torna seu primeiro e único amor. 

Amor este, completamente desaprovado pelo pai. Acreditando estar grávida e vivendo em pecado, acaba sendo largada pelos pais na casa de Jacutinga (Juliana Paes), a cafetina da cidade. Lá é acolhida pela dona do bordel, que se torna sua segunda mãe e, mais tarde, parteira de seus quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e de João Pedro (Juan Paiva). Maria Santa morre logo após dar à luz o filho caçula. 

Venâncio (Fabio Lago) – Capataz do Coronel Belarmino (Antonio Calloni), é pai de Maria Santa (Duda Santos) e marido de Quitéria (Belize Pombal). Homem bruto, é conhecido na região por ser o ‘miolo’ do boi nas festas do Bumba, uma tradição local. No passado, Venâncio expulsou de casa a filha Marianinha grávida, história que se repete anos mais tarde ao largar a outra filha, Maria Santa, na ‘casa das quengas’, quando ela acredita ter engravidado por obra de um beijo de José Inocêncio (Humberto Carrão). O ‘pai boi’ some no mundo com Quitéria.  

Quitéria (Belize Pombal) – Mulher de Venâncio (Fabio Lago) e mãe de Marianinha e Maria Santa (Duda Santos). Submissa e leal ao marido, Quitéria não questiona suas decisões, mas também não o perdoa por ter expulsado a primogênita de casa. Sente-se cúmplice daquela tragédia.  

Dona Nena (Quitéria Kelly) – Mulher de Belarmino (Antonio Calloni), Nena carrega as marcas de uma vida ao lado de um homem rude e implacável. Ao ficar viúva e sem rumo, ela aceita a oferta do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) por suas terras e vai embora com os filhos. A sede de vingança pela derrocada de sua família, fez com que Nena criasse a neta, Mariana (Theresa Fonseca), curtida no ódio que ela sentia dos Inocêncio. Fruto das meias-verdades que ela tinha à sua disposição, Mariana cresce em Salvador e volta para a região do cacau para cobrar de José Inocêncio (Marcos Palmeira) o que lhe é de direito nessa história.   

Quitéria (Belize Pombal), Maria Santa (Duda Santos) e Venâncio (Fabio Lago) em Renascer
Quitéria Belize Pombal Maria Santa Duda Santos e Venâncio Fabio Lago em Renascer

Renascer é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade