Yoná Magalhães: da mocinha que ia para os estúdios com roupa de colégio a uma das nossas maiores atrizes

Estrela teve passagens marcantes pelas TVs Tupi, Bandeirantes e Globo, com personagens inesquecíveis

Publicado em 29/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quando pensamos em união de beleza e talento, entre nossas atrizes seguramente sempre despontará com destaque o nome de Yoná Magalhães. Falecida em 2015 aos 80 anos, a estrela desenvolveu seis décadas de trabalho com intuição e dedicação, mesmo sem estudos formais de dramaturgia antes de iniciar a carreira.

Yoná era carioca, nasceu em 7 de agosto de 1935 e cresceu no subúrbio de Lins de Vasconcelos. Quando seu pai ficou desempregado, ela decidiu tentar fazer de suas brincadeiras envolvendo interpretação um meio de ajudar no sustento da casa. Não tardou para que fosse da escola direto para os estúdios de rádio e TV, ainda com os trajes de colegial.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois de participar de diversos teleteatros e de algumas das nossas primeiras novelas, como A Cidadela, que protagonizou junto com Paulo Porto, Yoná passou alguns anos na Bahia, onde esteve no elenco de um dos mais célebres filmes brasileiros: Deus e o Diabo na Terra do Sol, dirigido por Glauber Rocha.

Na volta ao Rio de Janeiro, Yoná Magalhães ingressou no elenco da TV Globo, emissora da qual saiu em duas ocasiões, mas na qual passaria a maior parte das cinco décadas que se seguiriam até seu falecimento. A saber, suas “escapadas” foram para a TV Tupi e para a TV Bandeirantes, nos anos 1970 e 1980. Nessas emissoras a estrela esteve em trabalhos de destaque, como Gaivotas (1979) e Os Imigrantes (1981).

O In Memoriam do Observatório da TV aproveita a chegada da novela Roque Santeiro (1985) ao Globoplay para relembrar a eterna Yoná Magalhães, de tantos sucessos, entre os quais O Sheik de Agadir (1966), Uma Rosa Com Amor (1972), Tieta (1989), A Próxima Vítima (1995) e Senhora do Destino (2004). Confira o vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio