#TBTdaTelevisão: A grade inicial da RedeTV!, que chega aos 19 anos

Publicado há 2 anos
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta semana, o #TBTdaTelevisão do Observatório da Televisão relembra os primeiros tempos da Rede TV!, que neste 15 de novembro completa 19 anos no ar. A estreia ocorreu no feriado da Proclamação da República em 1999. O jornalista Fábio Costa resgata os primeiros programas daquela que em pouco tempo se tornou “a rede de TV que mais cresce no Brasil”.

No primeiro dia houve atraso no início da programação, previsto para as 7 da manhã. Apenas quase às 8 foi que entrou no ar o noticiário Brasil TV, apresentado por Júlio Mosquéra direto de Brasília. O convidado especial da estreia foi o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, perto do fim do primeiro ano de seu segundo mandato.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

#TBTdaTelevisão: Relembre as novelas de Aguinaldo Silva

Séries e filmes clássicos: itens ausentes hoje já foram ao ar pela Rede TV!

A Rede TV! exibia filmes em absolutamente todos os dias da semana em seu período inicial. Aos domingos, por exemplo, eram quatro. A saber, três na sessão interativa TV Escolha, com Rubens Ewald Filho, das 14h às 20h, e um no fim de noite, na sessão TV Arte. Aos sábados três longas iam ao ar: dois à tarde e um no TV Terror, na faixa das 22h. Nos dias úteis, em geral dois filmes, um à tarde e um à noite. Apenas na segunda-feira era exibido um só.

Nos primeiros três anos da emissora, as séries Jeannie É Um Gênio e A Feiticeira marcaram a grade e alcançaram bons índices de audiência. Inicialmente exibidas no início da tarde, logo ganharam a faixa das 20h às 21h. Ambas produzidas na década de 1960, na ocasião estavam ausentes havia algum tempo da TV aberta, e conquistaram uma nova geração de fãs.

Ainda, o grande sucesso dos anos 1990, Friends, estreou na TV aberta na tela da Rede TV!. Os episódios eram exibidos aos sábados à noite, às 21h45min, e reprisados às 20h dos domingos. Posteriormente, o SBT exibiu a série durante algum tempo.

A magia de A Feiticeira, clássico para todas as idades, de volta no Viva

Modificação de perfil da Rede TV! com os anos e perspectivas no #TBTdaTelevisão

O #TBTdaTelevisão também aproveita a oportunidade para falar sobre a mudança ocorrida no perfil da emissora nesses 19 anos. Quase uma emissora de TV paga em seus primórdios, aos poucos foi se tornando eminentemente popular. E isso nem de longe é um demérito. Eventualmente, o perfil que se estabilizou na Rede TV!, com atrações “povão”, programas de fofocas e de auditório, conquistou um público diferente. No entanto, com isso pode se ter perdido muito dos telespectadores que acompanharam as atrações do canal no começo e gostaram.

Luciana Gimenez no Superpop (Divulgação/ RedeTV!)

Todavia, os investimentos em televisão precisam e costumam ser muito altos, e vêm daí os muitos horários ocupados por programas religiosos de terceiros, por exemplo. Talvez a “falta de investimentos” da Rede TV! seja muito mais resultado de problemas de organização e falta de condições do que de ausência de ideias, ou acomodação. Justamente por ter público cativo, boas iniciativas junto a esse mesmo público poderiam perfeitamente ampliá-lo e tornar a emissora mais competitiva. Aspectos como esses, a saber, compõem também o #TBTdaTelevisão desta semana.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio