#TBTdaTelevisão: Silvio Santos chega aos 88 anos

Publicado há 2 anos
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta semana, Silvio Santos completa 88 anos. E é claro que o #TBTdaTelevisão do Observatório da Televisão não poderia deixar passar essa data em branco. No vídeo desta semana, o jornalista Fábio Costa evoca a importância da figura de Silvio na televisão brasileira. No entanto, sem para isso deixar de lado as passagens polêmicas nas quais o animador tem tomado parte nos últimos tempos.

Presente em nossas casas todo domingo há mais de 50 anos, Silvio Santos é sinônimo de diversão e alegria. Seu sorriso incansável é marca registrada, bem como o riso inconfundível. “Hahai… hihi…”, do Oiapoque ao Chuí, é repetido e imitado. Expressões características do animador – como ele prefere ser chamado, e não apresentador – caem na boca do povo sem dificuldade. “No duro?”, “Bem bolado”, “Barras de ouro que valem mais do que dinheiro”, “Quem quer dinheiro?”, entre muitas outras, são alguns exemplos. Ademais, momentos como o do vídeo abaixo, de um trecho do Topa Tudo por Dinheiro no qual Silvio caiu num tanque d’água, não são sonegados ao público.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Silvio Santos chega aos 88 anos, tão querido quanto criticado

Silvio Santos, paradoxo do animador adorado e do homem criticado, no #TBTdaTelevisão

De camelô a milionário, Silvio Santos sempre foi encarado como símbolo de sucesso. E é mesmo. Dos tempos da antiga TV Paulista, onde iniciou sua trajetória na televisão, a saber, ao SBT que vira e mexe incomoda a TV Globo, conquistou gerações. A fórmula é a da diversão aliada ao sonho dos vultosos prêmios, por vezes em dinheiro. Só para ilustrar sua popularidade, algo que também há quem não saiba. Entre os anos 1970 e 1980, seu programa foi exibido simultaneamente por mais de uma rede de TV todo domingo. Da Record TV chegou a ser um dos donos, durante mais de 10 anos. O famoso carnê do Baú da Felicidade, hoje ligado aos cosméticos Jequiti, vendeu junto com panelas e eletrodomésticos o sonho da casa própria.

O vídeo é de homenagem e numa semana de festa, mas não se furta a apontar determinados pontos. Os acontecimentos recentes envolvendo a cantora Claudia Leitte e a apresentadora e atriz Maísa Silva, para citar alguns, mostram um Silvio Santos cujas falas e atitudes desagradam uma parcela da audiência. Seja pela idade, seja por uma intenção de ser mais “moderno”, Silvio Santos tem tomado atitudes polêmicas. Contudo, é o mesmo homem que segue muito admirado, recebendo o povo em seus auditórios e palcos. Além disso, é o único empresário de TV que cede mais de 24 horas de faturamento da emissora em prol de uma campanha de caridade, todo ano. Dessas contradições forma-se a figura até certo ponto enigmática de Silvio Santos.

O #TBTdaTelevisão desta semana não foge da lembrança desses fatos. E faz considerações acerca da necessidade do animador moderar suas palavras. O ganho advindo disso é a manutenção da simpatia e do verdadeiro encantamento que o Homem do Baú sempre teve ante o público.

Num histórico e inusual Show de Calouros, um Silvio Santos que muita gente até hoje não conhece

Fique com a lembrança de um programa histórico: o Show de Calouros de 1988 no qual Silvio, após algumas semanas ausente, retomava o trabalho e se abria para o público.

 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio