Roberto Carlos Especial: TBT da TV homenageia o show do Rei, há 45 anos no ar

Publicado há 9 meses
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Já se tornaram indissociáveis os termos “fim de ano na TV” e “especial do Roberto Carlos”. Em 2019, o Roberto Carlos Especial completa 45 anos. O primeiro foi exibido em 25 de dezembro de 1974, e desde então somente em um Natal a Globo não exibiu um programa com o Rei. O #TBTdaTV desta semana relembra alguns deles, na véspera do especial de 2019.

No primeiro ano, dose dupla de Roberto Carlos Especial

Na verdade, o primeiro especial de Roberto Carlos produzido pela Globo foi ao ar não no Natal de 1974, mas no dia 1º de janeiro daquele ano. Em dezembro foi feito um segundo, para celebrar o aniversário de Jesus Cristo. E desde então apenas em 1999 o musical especial não foi produzido e exibido. Só para ilustrar, o motivo foi a morte da esposa de Roberto, Maria Rita, poucos dias antes do final do ano. Mas em 2000 o Rei já retomou seu programa natalino, e desde então não houve mais lacunas na ordem.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Cantores de todas as tribos já participaram do Roberto Carlos Especial

Não apenas Erasmo Carlos, “amigo de tantos caminhos e tantas jornadas”, como também cantores de diversos gêneros e estilos participaram da série de especiais de fim de ano de Roberto Carlos desde os anos 1970. Só para exemplificar, marcaram presença Tom Jobim, Antonio Marcos, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Joanna, Joyce, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto, Titãs, Chrystian & Ralph, Kátia, Rosana, Jane Duboc, Chitãozinho & Xororó, Samuel Rosa, Roberto Frejat, Kid Abelha e Anitta, entre muitos outros. Ademais, não podemos deixar de citar a “Ternurinha” Wanderléa, claro.

Duas ocasiões com dose dupla de especial do Rei

Nos anos de 1990 e 1991, a Globo reservou, digamos assim, dois tempos para o Roberto Calos Especial. Nessas ocasiões, o programa foi dividido em uma parte vespertina, exibida das 14h30 às 17h30, e outra noturna, na versão tradicional da linha de shows da casa. A edição de 1990 tinha como lema “Verde É Vida”, e sua premissa era a defesa da ecologia. Já em 1991 o tema foram as crianças e os idosos, os dois extremos da existência humana.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais