Nova atração do Canal Viva, Brega & Chique é o tema do TBT da TV desta semana

Publicado há 7 meses
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No final de 2019, o Canal Viva divulgou que a sucessora de Selva de Pedra (1986) no horário das 14h30 a partir de 19 de fevereiro seria Ti-ti-ti (1985/86). No entanto, nos primeiros dias de 2020 surgiu a notícia de que outra novela do mesmo autor, Cassiano Gabus Mendes, seria resgatada no lugar, ante o adiamento de Ti-ti-ti: Brega & Chique (1987). Cartaz do horário das 19h da TV Globo em 1987, a novela foi um grande sucesso, que marcou a primeira parceria do autor com o diretor Jorge Fernando. O #TBTDaTV desta semana relembra a história, que será reprisada pela primeira vez em 30 anos.

A história central de Brega & Chique

Herbert Alvaray (Jorge Dória) é um empresário que já viveu dias melhores no que diz respeito às finanças. Mas mantém as aparências e faz com que todos pensem que sua situação é a melhor possível. Sua esposa Rafaela (Marília Pêra) não faz a menor ideia de que a família está à beira da falência. Apenas o amigo e advogado Montenegro (Marco Nanini), apaixonado por Rafaela, está ciente da real situação econômica de Herbert e dos Alvaray. O empresário maquina um plano para escapar à Justiça brasileira: forja a própria morte e vai para a Europa, onde se exila voluntariamente e se submete a intervenções cirúrgicas para mudar de rosto.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Antes de “morrer”, Herbert visita Rosemere da Silva (Glória Menezes), com quem mantém uma vida paralela há anos e tem uma filha, a pequena Márcia (Fabiane Rocha). Rosemere tem dois filhos mais velhos, Vânia (Paula Lavigne) e Amauri (Kaká Barrete), e conhece Herbert pelo nome de Mário Francis. “Mário” diz a ela para buscar no cofre de um banco um envelope que ele deixara lá, em nome dela, caso ele demore mais do que o habitual para visitá-la. Enquanto Rafaela e seus filhos perdem tudo e são obrigados a se mudar para a periferia. E a família Alvaray vai morar na mesma vizinhança que Rosemere, que no envelope encontra vários dólares que lhe darão segurança por muito tempo e permitem que ela suba na escala social.

Herbert volta com uma nova cara e se envolve de novo com suas mulheres

Herbert sempre apelidou suas mulheres de “Alfas”: Alfa 1 era Rafaela, ao passo que Rosemere era Alfa 2. Havia também uma Alfa 3, Zilda (Nívea Maria), amiga da esposa oficial. Mas isso só é revelado no decorrer da história. Ao voltar para o Brasil, depois que suas famílias já se entrelaçaram sem saber da ligação do patriarca com as duas mães, o empresário se apresenta como Cláudio Serra (agora Raul Cortez). A tal operação de mudança de rosto dá certo, e Herbert ressurge remoçado e com feições totalmente diferentes.

Ademais, já que elas se acreditam viúvas, a vida amorosa de Rosemere e Rafaela segue em frente. O marceneiro Baltazar (Dennis Carvalho) é apaixonado pela mãe de Márcia, e tenta conquistá-la de todas as formas. Outro concorrente na corrida pelo coração de Rosemere é Amadeu (Hélio Souto), de quem ela ganha diversos presentes. Já Rafaela investe pesado em Montenegro, já que o modo como ele a admira não passa em branco.

Outros personagens de destaque em Brega & Chique

Os acontecimentos que envolvem Herbert Alvaray são alvo da investigação do atrapalhado Belotti (José Augusto Branco). Thamyres (Cristina Mullins) é a filha mais velha de Rafaela e Herbert, casada com Maurício (Tato Gabus Mendes). Este vive como gato e rato com Francine (Célia Biar), a afetada mãe de sua sogra. Ana Cláudia (Patrícia Pillar) é a filha do meio, cujo casamento com João Antônio (Jayme Periard) não se realiza; ele a deixa esperando no altar porque ama Silvana (Cássia Kiss). Esse amor o faz perder a coragem de se unir a Ana Cláudia, que encontra justamente em Luís Paulo (Marcos Paulo), irmão de Silvana, a chance de realmente ser feliz, apesar das muitas diferenças entre eles. Teddy (Tarcísio Filho) é o caçula dos Alvaray, um boa-vida, avesso ao trabalho. Ele se envolve com Vânia e também com Rosinha (Suzy Camacho).

Lourival (Fábio Sabag) é o pai de Rosemere, que tem o hábito de colocar cartas para os amigos e vizinhos. Justino (Percy Aires) e Lucy (Neuza Amaral) são os pais de Luís Paulo e Silvana. Ele é um senhor aposentado, querido de todos, que se distrai no bar de Bianca (Bárbara Fazio). Ela, típica dona de casa de meia-idade, que toma de vez em quando algumas doses escondida da família. Bruno (Cássio Gabus Mendes) é sobrinho de Baltazar. Pouco letrado, o jovem comete várias gafes e passa a ter aulas com Mercedes (Patrícia Travassos), por quem se apaixona.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais