Museu em São Paulo apresenta objetos raros e antiquíssimos da televisão brasileira; Veja!

Publicado em 12/08/2017

Fundado em 1995, pela grande atriz Vida Alves, o Museu da TV, da Pró-TV, localizado no bairro do Sumaré, em São Paulo, é uma interessante e enriquecedora opção de lazer. O espaço reúne algumas relíquias que fizeram parte de um passado já distante do veículo de comunicação favorito dos brasileiros.

“Quem fundou a Pró-TV foi a Vida Alves, junto com outros pioneiros, o Lima [Duarte], a Hebe [Camargo], a Laura [Cardoso]… Ela queria um lugar para preservar a história da TV, ela queria esse espaço porque não tinha nada”, explicou uma das pessoas que cuidam do museu.

Ao todo, são três ambientes que proporcionam uma espécie de viagem ao passado. O primeiro, logo no corredor de entrada, apresenta aparelhos de televisão e rádio. Todos são antigos e foram fabricados há décadas. As paredes possuem informações, como a data de fundação das emissoras brasileiras.

No andar de baixo, batizado de sala Cassiano Gabus Mendes, há uma ampla gama de objetos, que vão desde máquinas de escrever a troféus de históricas premiações da TV. Ainda é possível ver, nesta parte, objetos do acervo pessoal da própria Vida Alves.

O último – e não menos importante – ambiente mostra uma biblioteca com um material raro de emissoras como da TV Tupi de São Paulo, por exemplo. São roteiros antiquíssimos de programas, revistas do passado, mídias com imagens de vídeo e conteúdos fotográficos.

O Museu da TV, da Pró-TV, foi montado na casa que foi de Vida Alves a partir de peças de doadas. Nem todo o material do acervo está exposto por causa da falta de espaço. O objetivo é ter no futuro um lugar maior e, inclusive, com capacidade para receber mais visitantes.

Atualmente, o museu é procurado por fãs de televisão, estudantes e público em geral. As visitas podem ser realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h, e precisam ser agendadas. O ingresso custa R$ 5. Para mais informações, acesse o site do Museu da TV: www.museudatv.com.br

Assista a reportagem no vídeo acima.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade