Curiosidades da TV

Milhares de horas de transmissão e o mundo todo assistindo: nem sempre as Olimpíadas foram assim na TV

Desde o começo dos anos 1970, somente em 2012 a TV Globo deixou de exibir o torneio

Publicado em 28/07/2021

Adiada em um ano devido à pandemia de covid-19, a Olimpíada de Tóquio está sendo realizada, com uma audiência potencial de mais de 4 bilhões de espectadores, interessados em acompanhar o torneio pela TV e pela internet. Aqui no Observatório da TV, as Curiosidades da TV abordam alguns aspectos das transmissões, que aumentaram muito em espectadores e tempo de programação no decorrer do século 20 e nesse começo do 21.

A primeira Olimpíada que teve transmissão pela televisão foi a de 1936, realizada em Berlim, capital da Alemanha, em pleno governo de Adolf Hitler. Apenas 72 horas foram exibidas, e mesmo assim era mais fácil ver as competições comparecendo aos ginásios do que pelos poucos e concentrados aparelhos existentes. Bem diferente das milhares de horas de material que o Olympic Broadcast System (OBS) gera agora.

Desde que entrou no ar, em 1965, a TV Globo manteve as transmissões dos Jogos Olímpicos desde 1972 com regularidade, por vezes com exclusividade em TV aberta. Até aqui, somente em 2012, com os direitos nas mãos da TV Record, a emissora dos Marinho ficou de fora. Em 1968, alguns tapes dos jogos sediados na Cidade do México foram exibidos no Brasil pela TV Tupi.

De uma audiência diminuta nas primeiras vezes em que a TV se fez presente, logo o número de espectadores chegaria à casa dos milhões – e bilhões. Em 16 anos – de 1968 a 1984, com os Jogos Olímpicos de Los Angeles – o potencial de pessoas que poderiam ver a Olimpíada saltou de 600 milhões para 900 milhões pelo mundo. Confira o vídeo para mais Curiosidades da TV!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade