Marco de uma geração, Rá-Tim-Bum ganha nova versão e é nosso tema da semana

Os 192 episódios do programa geraram uma série de "filhotes" na emissora nos anos seguintes

Publicado há 2 meses
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Senta que lá vem a história!”. Toda uma geração que tem hoje 30 e poucos anos conhece bem essa frase, que anunciava as partes das histórias contadas ao longo de cada episódio do Rá-Tim-Bum, clássico da TV Cultura lançado em fevereiro de 1990.

Rá-Tim-Bum contava com diversos quadros que mesclavam conteúdo educacional com entretenimento infantil. A proposta era ajudar a suprir uma carência das crianças em idade pré-escolar, boa parte delas fora da escola e passando várias horas por dia diante da TV. Tanto assim que o nome provisório foi Projeto Pré-Escola.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O elenco era formado por Marcelo Tas, Eliana Fonseca, Iara Jamra, Norival Rizzo, Ângela Dip, Mamma Bruschetta (Luiz Henrique, Ricardo Corte Real, Márcio Ribeiro, Théo Werneck, Roney Facchini, Grace Giannoukas, Ivete Bonfá, Cecília Homem de Mello, João Vitor D’Alves, Pamela Domingues e Marcelo Mansfield, entre outros.

O sucesso da iniciativa foi tamanho que nos anos seguintes surgiram “filhotes” como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó (que se chamaria inicialmente Fazenda Rá-Tim-Bum) e Ilha Rá-Tim-Bum. Além disso, o programa batizou o canal de TV por assinatura da Fundação Padre Anchieta, a TV Rá-Tim-Bum.

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Fernando Oliveira, do UOL, a emissora deve retomar o projeto em 2021, após a pandemia de coronavírus. A ideia é fazer novos episódios, com novo elenco e novas histórias. Confira o vídeo sobre a versão original, no TBT da TV do Observatório da TV!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio