
Com a chegada da novela Pai Herói ao catálogo do Globoplay nesta segunda-feira (27), o público pode conhecer o rever o trabalho da atriz Maria Fernanda como Gilda, mãe do mocinho André Cajarana (Tony Ramos). Ela havia deixado o filho mais velho aos cuidados do sogro Cajarana (Lima Duarte) e constituído outra família ao casar-se com Bruno Baldaracci (Paulo Autran).
Veja também:
Com o italiano, Gilda teve outros três filhos: Romão (Fernando Eiras), Cirilo (Jorge Fernando) e Clara (Rejane Marques). Somente o primeiro recebeu bem o irmão que todos só conheceram adulto, o que gerou muitos conflitos, além do fato de que Malta Cajarana, o pai de André, não deixou boas recordações em Nilópolis, Baixada Fluminense.
Maria Fernanda Meireles Correia Dias nasceu em 1925 no Rio de Janeiro, filha da escritora Cecília Meireles e do artista plástico Fernando Correia Dias. Sua carreira artística teve início ainda nos anos 1940, e nos anos 1950 a atriz integrou a Companhia Dramática Nacional.
Logo Maria Fernanda já tomava parte em apresentações de teledramaturgia, nos primórdios da televisão, e chegou a ser Scarlett O’Hara numa adaptação de … E o Vento Levou na TV Tupi. Lima Duarte foi seu Rhett Butler.
Entre os anos 1970 e 1980, a atriz marcou presença em novelas das TVs Globo, Bandeirantes, Cultura e Manchete. Algumas foram Gabriela (1975), O Grito (1975/76), Nina (1977/78), Dulcinéa Vai à Guerra (1980/81), Nem Rebeldes, Nem Fiéis (1982) e Dona Beija (1986).
Maria Fernanda deixou de atuar na televisão no final dos anos 1980, e no teatro permaneceria até os anos 2000. O Por Onde Anda? do Observatório da TV fala sobre a atriz. Confira o vídeo!