Infantis, dramaturgia, humor: o que a TV Globo exibia na faixa das 17h antes de Malhação?

A faixa imediatamente anterior à grade noturna costuma ser dedicada ao público infantil e jovem

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Desde 1995, a TV Globo encerra sua programação vespertina – ou inicia a noturna, a depender do ponto de vista – com Malhação, projeto implantado como soap opera sem duração definida e que com o decorrer dos anos passou a ser um seriado, com temporadas e enredos independentes. Tem sido chamado de novela, mais ou menos desde quando passou a entrar no ar já às 18h.

Durante vários anos, o horário oficial de Malhação foi o das 17h30, embora já tenha começado antes e depois disso. Mas em 26 anos muita gente nem conhece a grade global sem a ‘novelinha’, ou não se lembra mais do que ia ao ar nesse horário antigamente.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além do Vale a Pena Ver de Novo, algumas novelas foram reprisadas nas faixas entre 16h e 18h nos anos 1980 e 1990. A Sessão Aventura teve como atrações Guerra dos Sexos (1983) e Que Rei Sou Eu? (1989), sucessos das 19h, no ano de 1989. Fora da sessão, Vamp (1991/92) ganhou espaço vespertino em 1993.

Séries estrangeiras cômicas ganharam vaga na tarde da Globo em 1987, quando foi criada a Sessão Comédia para abrigá-las. Super Vicky, Caras e Caretas e Supergatas foram algumas das atrações. Antes de sua exibição, a faixa das 17h abrigou entre 1982 e 1987 as histórias do Caso Verdade e do Teletema.

Caso Verdade se baseava em histórias enviadas através de cartas, pela própria audiência. Teletema também apresentava histórias de cinco ou dez capítulos, mas ficcionais, criadas em geral por autores que se iniciavam na função em TV. Ricardo Linhares foi um deles.

Isso sem falar em tempos ainda mais distantes, quando desenhos animados, o Globinho de Paula Saldanha e o Sítio do Picapau Amarelo eram exibidos nesse horário pela TV Globo. Curiosidades da TV relembra nesta semana aqui no Observatório da TV as atrações do fim da tarde antes da existência de Malhação. Confira o vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio