Há 25 anos, a Globo exibia na faixa das 18h a conturbada novela Quem É Você

Falecida no ano anterior, Ivani Ribeiro concebeu a história, que chegou à telinha em março de 1996

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma das novelistas mais importantes da teledramaturgia brasileira, Ivani Ribeiro faleceu em 1995, deixando encaminhados os projetos de uma minissérie sobre Machado de Assis, O Sarau, e de uma novela, Caminhos do Vento. No ano seguinte, desenvolvida pela colaboradora de Ivani em muitos trabalhos, Solange Castro Neves, a novela estreou às 18h na TV Globo com o nome de Quem É Você.

As duas personagens centrais são as irmãs Maria Luiza (Elizabeth Savala) e Beatriz (Cássia Kiss). No passado, elas e a mãe foram abandonadas pelo pai, Nelson Maldonado (Francisco Cuoco), e reagiram de maneira diferente a esse fato. Maria Luiza optou por se refugiar num mundo de fantasias, com um pai idealizado, que a conduz com o tempo a uma condição conhecida como ‘ausência’, que se manifesta eventualmente.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Já Beatriz começou a reprimir seus sentimentos, especialmente pelos homens, para não ter o mesmo fim da mãe. Isso inclui sonegar ao filho, Cadu (Pedro Brício), a identidade do pai biológico do rapaz, um segredo que ela guarda. Num baile de carnaval em Veneza, cerca de 20 anos antes da ação da novela, Cadu foi concebido e Beatriz sustenta que Afonso (Alexandre Borges), marido de Maria Luiza, é o pai.

Na verdade, o pai de Cadu é o publicitário Túlio (Cecil Thiré), apaixonado por Beatriz desde a juventude. Rejeitado por ela, ele vive um romance com Débora (Júlia Lemmertz), que mantém a mãe, Augusta (Eva Todor), na casa de repouso da família de Maria Luiza e Beatriz.

A casa de repouso era um local importante do enredo, e concentrava grandes talentos da TV na abordagem dos problemas da terceira idade. Ruth de Souza, Castro Gonzaga, Vanda Lacerda, Norma Geraldy e Cléa Simões eram alguns deles.

Como Solange assumia pela primeira vez a autoria titular de uma novela, o experiente Lauro César Muniz foi designado pela TV Globo para supervisionar o projeto. Mas em pouco tempo houve divergências que levaram ao afastamento de Solange e tornaram o trabalho conturbado. O TBT da TV do Observatório da TV relembra a novela Quem É Você. Confira o vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio