Há 20 anos, Globo apostava em segunda versão de A Grande Família

Pensado inicialmente para apenas uma temporada, o programa teve mais de 10

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 29 de março de 2001, a TV Globo lançou em suas noites de quinta-feira uma atração que seguramente nenhum dos envolvidos imaginava que, mesmo fazendo sucesso, fosse durar tanto tempo. A segunda versão de A Grande Família, série que a emissora havia exibido entre 1972 e 1975, chegou à marca de 485 episódios, exibidos em 14 temporadas. De início, apenas uma seria produzida.

Tratando com humor dos problemas cotidianos de uma família brasileira de classe média baixa, a série mostra o cotidiano dos Silva, cujo patriarca é Lineu (Marco Nanini). Veterinário de formação, ele atua como agente da Vigilância Sanitária, e é casado há décadas com Irene, a Nenê (Marieta Severo).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nenê vive sempre na intensa ginástica de apaziguar os conflitos familiares e dar conta de providenciar tudo de que a família precisa sem extrapolar o orçamento, que vem basicamente apenas do salário de Lineu. Seu pai, Floriano, o Seu Flor (Rogério Cardoso), é aposentado e dorme no sofá da sala.

Os filhos do casal são Tuco (Lúcio Mauro Filho), rapaz de cuca fresca que não se compromete com empregos fixos ou estudos a sério, e Bebel (Guta Stresser), casada com o malandro Agostinho (Pedro Cardoso). Na vizinhança há o comerciante Abelardo, o Beiçola (Marcos Oliveira), que corteja Nenê, e a cabeleireira Marilda (Andréa Beltrão), com seu dedo podre para homens.

Outros personagens que não podem deixar de ser mencionados são os dois amores de Marilda: o mecânico Paulão (Evandro Mesquita), que erra os nomes das pessoas, e Mendonça (Tonico Pereira), que trabalha com Lineu na repartição pública e o idolatra, sempre colocando ‘Lineuzinho’ em suas confusões.

O TBT da TV desta semana celebra aqui no Observatório da TV as duas décadas de lançamento dessa série de grande sucesso, que despertou identificação de grande parte do público e segue com êxito em reprises, na própria TV Globo e no Canal Viva, além de já ter gerado uma produção cinematográfica. Confira o vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio