Relembre como era o Domingão do Faustão “raiz”, que estreia no Viva nesta sexta

Publicado em 10/08/2018

Nesta sexta, dia 10, o Canal Viva enfim estreia o Domingão do Faustão, a partir da temporada inicial, a de 1989. O anúncio de que o dominical de Fausto Silva seria exibido é do começo deste ano. O programa será reprisado das 17h às 19h15min, e por ora não são informados horários alternativos.

Sem dúvida é uma boa oportunidade para os mais jovens conhecerem o Faustão dos velhos tempos. Ao passo que também mata a saudade de quem o acompanha desde o início na Globo, ou mesmo antes.

Anteriormente à estreia na Globo, Fausto Silva havia atuado na emissora como repórter esportivo do matutino Bom Dia São Paulo, em 1982. Entre 1985 e 1988 apresentou na Rede Bandeirantes o programa Perdidos na Noite, e com sua irreverência e apelo jovem ganhou popularidade.

Em alta nas redes sociais, Domingão do Faustão consegue maior ibope da década em 2017

Segundo Fausto Silva, a ideia do programa era fazer algo completamente diferente do estilo de Silvio Santos, líder na época. Além de aliar a agilidade e a flexibilidade do rádio no veículo televisão.

Entre os quadros dos primórdios do Domingão havia o “Jogo da Velha”, competição com artistas do elenco da emissora. Estiveram presentes na estreia Dercy Gonçalves, Cássia Kiss, Lúcio Mauro, Paulo César Grande, Tássia Camargo, João Kléber, Lady Francisco e os cantores Paulo Ricardo e Rosana.

10 anos sem Dercy Gonçalves: relembre 10 momentos da rainha do humor

Alguns quadros do início do Domingão do Faustão

Sucesso inicial foi o “Mano a Mano”, com irmãos disputando qual sabia mais sobre o outro. Outro quadro dos primeiros tempos foi “Controle Remoto”, quiz sobre programas e artistas de televisão.

Ainda, o “Caminhão do Faustão”, que distribuía prêmios para os espectadores, na estreia com a presença da atriz Yoná Magalhães. E as inesquecíveis “Olimpíadas do Faustão”, com incríveis cenas de tombos emuladas até hoje em quadros na mesma linha.

Números musicais e entrevistas com artistas: um retrato da cultura pop em 30 anos

Ídolos da cultura pop brasileira e internacional poderão ser vistos na reprise do Domingão do Faustão. O repeteco pode ser encarado, decerto, como um registro do que ditou moda e fez sucesso nos últimos 30 anos. No entanto, ações de merchandising, que anos depois compõem o todo nostálgico, bem como quadros de TVs estrangeiras, uma vez que demandam nova cessão de direitos, não constarão da reprise.

Uma curiosidade é que as bailarinas, marca registrada do Domingão do Faustão, não estão presentes já na estreia. Apenas algum tempo depois o apresentador ganharia um corpo de baile, da própria emissora, embora tenha contado com a presença de profissionais ligadas a academias de dança e aeróbica.

O programa de estreia foi exibido no domingo de Páscoa de 1989, 26 de março. Os convidados musicais foram Lulu Santos, Wando, Elba Ramalho, Guilherme Karam e Xuxa. A Rainha dos Baixinhos divulgava sua música “Arco-íris”. As Paquitas também marcaram presença.

Inicialmente, o programa tinha direção-geral de Augusto César Vannucci, substituído depois por Detto Costa por vários anos. Maurício Sherman e Angela Sander também responderam pelo programa. Posteriormente o Domingão do Faustão chegou a ser subordinado à Central Globo de Jornalismo, no começo dos anos 2000. Hoje seu diretor-geral é Jayme Praça.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade