Relembre Cidadão Brasileiro, a novela mais subestimada da história recente da Record

Publicado em 25/02/2018

Ainda no projeto A Caminho da Liderança, a Record produziu uma das suas mais belas telenovelas. Uma produção que teve como missão abrir o segundo horário de tramas inéditas e, ainda, manter a vice-liderança no ranking de audiência. Cidadão Brasileiro foi escrita por Lauro César Muniz, em 2005, e estreou em março na faixa das 20h30, logo após o sucesso Prova de Amor.

Muita gente subestimou essa novela no período de exibição e, ainda, hoje não percebeu a beleza que existe em seu texto. Talvez, por ser de época, por ter um orçamento menor do que as produções da Globo. Por isso, vamos relembrar alguns detalhes, aqui, na coluna Vale a Pena, do Observatório da Televisão, por que Cidadão Brasileiro é maravilhosa. Mas, antes, comecemos pelo começo, com a abertura da trama. Sinta só a atmosfera.

A produção contou a trajetória de Antônio Maciel (Gabriel Braga Nunes), na fictícia cidade de Guará, no interior de São Paulo. Lá Maciel passou por momentos de ascensão social e por romances, que dão ainda mais drama à sua caminhada. A novela aborda desde a construção de Brasília, passa pelo período de Regime Militar e chega aos anos 2000. Assista a duas das chamadas na Record.

Veja também: Confira momentos memoráveis das novelas de Thalia

No elenco estavam, também, nomes como Paloma Duarte, que fez a protagonista feminina. A personagem Luíza foi parte de momentos antológicos ao lado de Maciel. Os dois engatilharam um romance extremamente intenso e verdadeiro e poucas vezes se viu tamanha química entre protagonistas da Record.

Mais um pouco desse casal que o mundo inteiro shippa.

Como nem tudo são flores, houve os momentos de atritos. Era muito amor.

Mas tudo sempre acabava em… Love Me Tender

Vale lembrar de outros artistas que participaram dessa emblemática novela: Luiza Tomé, Carla Regina, Bruno Ferrari, Lucélia Santos, Mônica Carvalho, Maytê Piragibe, Benvindo Sequeira, Leonardo Brício, Cleyde Yáconis.

Apesar de um grande número de personagens e um elenco forte, a proposta de Cidadão Brasileiro foi sempre a de contar eficientemente a história de Antônio Maciel.

Além de um time com importantes artistas, a Record apostou em uma cidade cenográfica em Bragança Paulista. Portanto, os atores gravaram as externas no interior do estado de São Paulo e as cenas de estúdio, no complexo da Barra Funda, na Capital.

A trama, porém, sofreu com questões externas, como, por exemplo, a estratégia de programação. Teve o seu horário modificado diversas vezes, por várias razões, até se fixar na faixa das 22h. O horário, de fato, não foi tão ruim em termos de audiência e a narrativa ficou mais densa, com questões políticas e históricas do país.

Ao fim de todos os capítulos de Cidadão Brasileiro, o que resta é uma saudade. A novela foi tão bem construída e caminhou tão bem ao longo das décadas de seu protagonista que o telespectador se envolveu emocionalmente nas dores, nos amores e relembras as escolhas, as alegrias, as tristezas de Maciel.

Mereceu melhor audiência, repercussão e valorização da Record porque se tornou definitivamente um dos melhores textos de Lauro César Muniz e um clássico.

Para finalizar, vamos ao começo. Acompanhe, na sequência, o primeiro capítulo da trama e divirta-se.

https://www.youtube.com/watch?v=Yk73MPGWC1A

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade