Vale a Pena matar a saudade de Celebridade, sucesso de Gilberto Braga

Publicado em 14/06/2017

Novela boa é aquela que faz os fãs morrerem de saudade, e Celebridade foi dessas novelas. A trama escrita por Gilberto Braga, estreou logo após Mulheres Apaixonadas e logo se transformou num enorme sucesso de público e repercussão. Segundo seu autor em entrevista ao Globo Repórter em 2003, a novela foi planejada durante 3 anos antes de ir ao ar.

Relembre Fera Radical: Novela com a primeira protagonista de Malu Mader

A história girava em torno de Maria Clara Diniz (Malu Mader), modelo e empresária que se tornou rica e famosa após ver a música Musa do Verão, bossa nova supostamente composta por seu então noivo Wagner se tornar um sucesso mundo afora. Wagner foi assassinado por Ubaldo (Gracindo Jr.), que garantia ser dele a autoria da canção. Quinze anos após o auge do estrelato, Maria Clara continuou a ser destaque em diversos veículos de comunicação, inclusive na revista Fama, publicação sobre celebridades comandada pelo editor Renato Mendes (Fábio Assunção).  A popular revista fazia parte do grupo Vasconcelos, que tinha como dono Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana).

De origem humilde, Laura (Claudia Abreu) apareceu na vida de Maria Clara como uma fã, e conseguiu emprego na produtora da moça, mas seu objetivo era tomar tudo o que a protagonista tinha, desde sua fortuna, até seu emprego e fama. Para colocar seu plano em prática, Laura contou com a ajuda de seu amante e comparsa Marcos (Marcio Garcia), o garoto de programa que também se infiltrou na produtora de Maria Clara como motorista, e Ubaldo, seu padrasto, que conseguiu provar ser o verdadeiro autor da música.  Ao descobrir que a música que a fez famosa na verdade não fora composta para ela, Maria Clara passou todos os seus bens para Ubaldo, e contou com a ajuda de Lineu e sua influência no mercado musical para abrir uma casa de shows no bairro do Andaraí.

Laura, mesmo tendo conseguido o dinheiro de Clara, ainda queria vingança, pois creditava à famosa a desgraça de sua mãe, verdadeira musa inspiradora da canção Musa do Verão, que morreu na miséria. A vilã então conseguiu destruir o nome de Maria Clara no mercado, ao roubar dela um projeto de samba que lhe rendeu um prêmio. Ao descobrir as armações da vilã, a mocinha deu um jeito de encontrá-la e lhe deu uma surra que rendeu inclusive um dente quebrado.

A história ainda contava com outros personagens que são sempre lembrados como Darlene Sampaio (Deborah Secco), a manicure que desejava ser famosa a qualquer custo,  e que acabou se transformando em apresentadora de um programa na TV a cabo, que marcou zero em audiência, Jaqueline Joy (Juliana Paes), melhor amiga de Darlene, que também desejava ser famosa e conseguiu ser reconhecida após ver um famoso deputado morrer em seus braços durante o sexo.  Outro destaque da novela foi Inácio (Bruno Gagliasso), filho de Beatriz (Deborah Evelyn) e Fernando (Marcos Palmeira), rejeitado pela mãe, que jogava sob sua responsabilidade a morte de seu filho mais velho. Lineu Vasconcelos foi misteriosamente assassinado, e foi usado o recurso “Quem matou”, recorrente nas tramas escritas por Gilberto Braga.

Na terceira semana de exibição, o Ministério da Justiça alterou a classificação da novela de 12 para 14 anos, e fez um alerta aos autores da trama para que diminuíssem o linguajar chulo e cenas de nudez. Somente na primeira semana foram exibidas três cenas de nudez, das personagens Jaqueline, que exibiu os seios propositalmente no primeiro capítulo da trama para chamar atenção da imprensa, Darlene que ficou nua em um concurso na praia com o intuito de ser fotografada, e Otávio (Thiago Lacerda) que apareceu nu junto a Maria Clara em um passeio de lancha.

A média geral de audiência da trama foi de 46 pontos (apenas 3 pontos menos que sua sucessora Senhora do Destino), chegando a marcar 59 pontos de média no capítulo em que Maria Clara deu uma surra em Laura, e média de 57 pontos em sua última semana.

Lembra de mais algum fato marcante em Celebridade? Conta pra gente nos comentários!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade