Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
PEAK TV

TV americana lançou 752 séries em 2021, um novo recorde

A expectativa é que esse número cresça mais em um cenário pós-pandemia

Publicado em 17/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A sensação de que existem muitas séries para assistir é concretizada em um número. No ano de 2021, a TV dos Estados Unidos lançou 752 séries nas redes de sinal aberto, canais pagos e streamings. Esse dado é um novo recorde, acima das 681 produções de dois anos atrás. O levantamento foi feito pela plataforma de inteligência e análise do site e revista Variety, divulgado nesta sexta-feira (17).

A pesquisa contabiliza como séries as atrações roteirizadas de drama, comédia e animação, sejam minisséries ou no formato de múltiplas temporadas. Ao somar as produções não roteirizadas, tipo realities shows e afins, o total de programas exibidos neste ano nos EUA chega a 1.923.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Entre as atrações roteirizadas, 484 são dramas, 174 comédias, 84 animações e 10 o que a Variety rotula de longform.

O volume absurdo de séries produzidas atende a demanda do mercado. Cada vez mais surgem streamings diversos e a estratégia deles não é necessariamente emplacar um hit mundial (ninguém vai reclamar de um fenômeno como Round 6, lógico). Fidelizar uma parcela do público que acompanhe determinada atração durante três, quatro anos também é importante.

Canais pagos investem para criar e manter séries fora do radar mainstream. Os casos mais emblemáticos são o BET e o OWN (canal da Oprah Winfrey). Ali, são exibidas atrações que podem passar despercebidas do grande público, contudo contam com telespectadores fiéis.

Vale a aposta na diversidade. A Netflix ofereceu um bom exemplo em setembro, pois em um período de duas semanas lançou novos episódios de La Casa de Papel (2017-2021), Lucifer (2016-2021) e Sex Education, além de Round 6. Fica claro como uma atração é distinta da outra, oferecendo temáticas sortidas. Se uma mesma pessoa acompanhou todas elas, melhor para a gigante do streaming. Mas ver uma desse quarteto já bastou.

Com a perspectiva do fim da pandemia, ou ao menos um enfraquecimento em 2022, Hollywood deve entrar em uma onda insana de produção, do tipo de faltar mão de obra. Por isso, a Variety prevê que no ano que vem a TV americana tem tudo para ultrapassar a marca dos 2 mil programas lançados em um único ano.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....