Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
DA HORA!

Prepare a internet discada: os anos 1990 estão com tudo nas séries

Sem esquecer do walkman, do jeans cintura alta e da camisa branca básica, atrações revisitam a década gloriosa

Publicado em 11/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O episódio mais recente de Pam & Tommy (o quarto) apresentou uma cena curiosa, principalmente para o público mais jovem. Os protagonistas acessam a internet, discada (oi?), em uma biblioteca, utilizando um computador desktop (qué isso?). A página simples demora para abrir… Tal cena tem se tornado comum no mundo das séries, com a proliferação de tramas ambientadas nos anos 1990.

Pam & Tommy é só a mais recente atração dessa era gloriosa eternizada pelas calças jeans de cintura alta, pelo moletom, pelo cubo mágico, o rock no topo das paradas de sucesso, o walkman (tetravô do iPod)…

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A moda é destaque em séries como Cruel Summer e Yellowjackets. As produções Young Rock, Pose e Young Sheldon também embarcam nessa onda. E vem aí a That ‘90s Show (Netflix), que promete ser o suprassumo de toda a década.

Dá licença, anos 80

Na reta final de 2010s, a década de 1980 era sensação na TV, seja na comédia Glow (2017-2019, Netflix) ou em This Is Us. Agora, é a vez dos anos 1990 e as séries citadas acima estão retratando muito bem esse período, cada uma à sua maneira.

Cruel Summer (Prime Video) tem muito da moda, principalmente a adolescente. Um aspecto interessante liga as duas personagens centrais, Kate (Olivia Holt) e Jeanette (Chiara Aurelia). A nerd Jeanette inveja o estilo fashion de Kate e, em determinado momento, toma para si uma xuxinha da garota popular, acessório de cabelo muito usado.

Quando se fala de moda, Pose (Star+) se destaca com louvor. O drama começou nos anos 1980, mas terminou na década seguinte e se colocou quase como almanaque sobre as mudanças de vestimenta entre uma era e outra. Vencedora de 4 Emmys, o drama também retrata o ambiente político e social dos anos 1990, pelo ponto de vista da comunidade LGBTQIA+.

Young Rock (HBO Max) é outra série que faz essa transição 80-90. A narrativa sobre a vida do ator Dwayne “The Rock” Johnson apresenta a década de 1990 quando acompanha os passos do jovem na universidade, atleta dentro do campus. É o retrato típico dessa fase da vida.

Há outra perspectiva universitária, essa pela visão de um gênio. O Sheldon adolescente (Iain Armitage) de Young Sheldon (HBO Max) também está na faculdade; é menino-prodígio. Porém, o propósito dele e estilo de vida são bem distintos do Rock, o que resulta em contrastes interessantes.

Jovens, isso nas mãos de Lily James, em Pam & Tommy, é uma fita VHS (Reprodução/Hulu)

Junto e misturado

Todas essas séries são misturas completas dos anos 1990, recheada de gatilhos nostálgicos de quem viveu aquela época. Yellowjackets (Paramount+), por exemplo, tem um pouco de tudo, da moda adolescente (sem esquecer dos cortes de cabelo) até os tipos de amizades, diferentes do que se vê atualmente. Ali, está sendo contada relações de meninas no ciclo final do ensino médio, prestes a virarem adultas.

Pam & Tommy (Star+) também é um mix disso, explorando o mundo da música e da TV. Essencialmente, ali está a vida exposta de celebridades em revistas (e não em sites). E apresenta a entrada do pornô na internet, abandonando as fitas VHS.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....