Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
PEAK TV

Número de séries na TV dos EUA mais do que dobra em uma década

No ano passado, foram exibidas 559 séries de língua inglesa

Publicado em 15/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Principal produtora mundial de séries, a TV dos Estados Unidos bateu um recorde em 2021. Foram exibidas 559 séries de língua inglesa, somando a programação nas redes de sinal aberto, canais pagos e streamings. É mais do que o dobro registrado dez anos atrás: 266, em 2011, antes da chamada Peak TV (TV no Auge).

Esse levantamento é feito anualmente pelo canal FX, pertencente ao grupo Disney. Até meados da década passada, o estudo era referência. Agora, perdeu um pouco de peso pelo fato de ser restritivo. Por exemplo, a pesquisa não computa séries de língua não inglesa, como a sul-coreana Round 6 e a espanhola La Casa de Papel (2017-2021), ambas da Netflix.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em dezembro, a Variety divulgou um balanço mais amplo e chegou ao número de 752 séries exibidas na TV americana em 2021, contando com todo o tipo de atração. Dentro desse bolo, 484 foram dramas, 174 comédias, 84 animações e 10 o que a publicação rotulou de longform.

Impacto da pandemia

Voltando ao parâmetro do FX. O levantamento de 2021 mostrou um crescimento na exibição de séries em relação ao ano anterior (13%), afetado drasticamente pela pandemia de Covid-19, responsável pelo adiamento de várias séries justamente para 2021 (caso de Succession). 

O surto da variante ômicron do novo coronavírus assusta Hollywood atualmente, com a interrupção nas gravações de várias séries. Por enquanto, só uma decisão drástica ocorreu, o adiamento do drama musical Monarch, que iria estrear neste mês, mas ficou para a fall season (entre setembro e novembro).

Caso a situação não se agrave, 2022 deverá ser de novo recorde na pesquisa do FX. E talvez, só em 2023, é que poderá se ter um panorama mais real e normal do mercado de séries em Hollywood.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....