Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
FINALMENTE

Inédito: franquia The Walking Dead explica origem do vírus zumbi

Série World Beyond chegou ao fim com uma cena fundamental para o universo TWD

Publicado em 06/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O último episódio da série The Walking Dead: World Beyond, exibido na noite desta segunda-feira (6) no canal AMC Brasil, revelou algo inédito: a origem do vírus zumbi. Essa informação nunca foi trabalhada em detalhes na série mãe e muito menos nas histórias em quadrinhos homônimas que servem de base para a trama do universo TWD.

A cena determinante de World Beyond entrou na tela após os créditos, deixando orgulhosos os filmes da Marvel, e apresentou ao público o nascedouro do surto zumbi. Embora tenha mostrado onde tudo começou, outras perguntas ficaram abertas (como? por que?).

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

[Atenção: spoilers a seguir]
O momento final de World Beyond se passou na França, em uma instalação biomédica abandonada. Uma mulher apareceu mexendo em um notebook, transferindo arquivos e vendo um vídeo do médico Edwin Jenner (Noah Emmerich), virologista lá da primeira temporada de The Walking Dead, falando sobre uma potencial cura do vírus.

O detalhe principal: na parede do galpão estava pichado, em francês, Les Morts Sont Nés Ici, algo como Os Mortos Nasceram Aqui, em português.

Um homem fumante, armado, surgiu do nada e dialogou com a mulher. Médica, ela estava em fuga por ter trabalhado em uma pesquisa naquele lugar que originou o surto zumbi. Cansada de viver às escondidas, ela retornou ao laboratório em busca de achar uma cura. “Acabar com isso“, disse o homem misterioso, cheio de ironia, para a doutora. “Você que começou isso tudo“, afirmou.

Antes de matá-la, o homem falou que ela e outras equipes de pesquisadores pioraram a situação. O rapaz aparentou fazer parte de uma quadrilha de justiceiros caçadores de pessoas envolvidas com a propagação do vírus. “Todos devem morrer. Se algumas delas reaparecem igual a você“, falou à médica, “nós não vamos colocá-las na cadeia como os outros. Vamos assassiná-las.

Frase em francês pichada em instalação biomédica (Reprodução/AMC)

Fabricação humana

Como The Walking Dead: World Beyond desvendou, o vírus zumbi foi uma produção humana, nada de intervenção alien ou fruto da natureza. Naquele laboratório trabalhavam várias equipes de pesquisadores, que faziam conferências ao redor do mundo. A médica morta era integrante do time Violet.

Pouco antes do surto, um grupo de doutores franceses foram aos Estados Unidos, no Estado de Ohio, bem ao norte de Atlanta, onde a série The Walking Dead deu os primeiros passos. Nessa viagem pode ter acontecido algo com um projeto químico qualquer e a doença se espalhou.

Ao que parece, não havia uma intenção maquiavélica de criar um vírus destinado a transformar humanos em mortos-vivos. Um descuido ocorreu para tanto. Agora, a busca vai ser por outras respostas: como e qual motivo disso acontecer. E mais: por que uma patogenia tão destrutiva foi criada?

Pela conversa, a mulher sabia quem era o homem que lhe deu um tiro fatal. Antes da morte, ela soltou uma frase cifrada: “quando você fez o que fez“. Há uma possibilidade desse rapaz ter armado um ataque à clínica no passado, contribuindo na exposição e contaminação do vírus, algo nessa linha.

Mesmo com o fim de World Beyond, não faltam séries para The Walking Dead avançar mais nessa importante história. A atração matriz não deve embarcar nessa onda, seria mais interessante se continuasse sem buscar a origem ou cura do vírus, a trama funciona melhor assim. 

Já em Fear, nos filmes estrelados por Rick Grimes (Andrew Lincoln) ou nas séries filhotes futuras, há muito terreno para explorar esse assunto.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....