Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
PREMIAÇÃO

Emmy muda regra do jogo que prejudicou Orange Is the New Black

Alterações no regulamento também afetam as minisséries, principalmente American Horror Story

Publicado em 20/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A Academia de Televisão americana, organizadora do Emmy, anunciou nesta segunda-feira (20) a alteração em uma regra do jogo que prejudicou (e muito) Orange Is the New Black (2013-2019). A inscrição de comédias e dramas era medida pela duração dos episódios: até 30 minutos comédia; passou disso, drama. Agora, a categorização será feita com base no conteúdo de cada atração.

Mais comédia do que drama, Orange Is the New Black sofreu com a regra existente desde 2015, que podia ser vencida com recurso, mas a vitória não era fácil. A série da Netflix só disputou o Emmy entre as comédias pela primeira temporada, no ano de 2014, no qual ganhou três das quatro estatuetas recebidas no Oscar da TV. Depois disso, foi rotulada como drama.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Caso sempre fosse aceita entre as comédias, sem dúvida Orange Is the New Black teria mais sorte na premiação. Outras atrações do tipo, séries cômicas com episódios acima dos 30 minutos, passaram pelo mesmo perrengue, de Jane The Virgin (2014-2019) a Shameless (2011-2021).

Como ficou

O Emmy deixará na mão dos produtores de uma série a categorização, se é comédia ou drama. A Academia de Televisão, porém, se reserva no direito de corrigir tais rótulos caso ache necessário. São dois os requisitos mínimos: ter uma temporada com mais de seis episódios, cuja duração tem de ser maior do que 20 minutos (caso contrário, entra no time dos curtas).

A distinção é a predominância de um tema. Uma série pode ser cômica e ter uma ou outra abordagem dramática. Ela concorrerá entre as comédias se o humor for o conteúdo predominante. E vice-versa.

Houve uma mudança entre as minisséries, também. No caso, a alteração no regulamento foi para deixar claro o que é uma minissérie, de fato: “a história tem de ser completamente resolvida em uma temporada”, diz o documento oficial. Ou seja, atrações como American Horror Story, que conectam narrativas e repetem personagens, passarão a ser dramas ou séries de antologia.

O caso mais simples de entender o que é uma minissérie franqueada, sob o mesmo título, é American Crime Story. O nome principal não muda, mas as histórias são completamente diferentes de uma temporada para a outra.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....