Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
BUSCA POR PRESTÍGIO

Conheça o Critics Choice, premiação que ameaça substituir o Globo de Ouro

Ambas as cerimônias são realizadas por associações de jornalistas; mas uma está com a credibilidade manchada

Publicado em 04/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na próxima segunda-feira (6), o Critics Choice Awards vai anunciar os indicados para a 27ª edição da premiação, uma consagração dos melhores de 2021 na TV e no cinema. Os vencedores serão conhecidos em 9 de janeiro, mesma data do Globo de Ouro, cerimônia que entrou em descrédito e ameaça perder o status de uma das condecorações mais importantes de Hollywood.

Ambas as premiações são realizadas por associações de jornalistas. O Globo de Ouro é feito pela HFPA (Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood), com atuais 106 membros. Já o Critics Choice tem o apadrinhamento da Associação dos Críticos (CCA), formada por quase 500 integrantes, maior organização americana-canadense de críticos da indústria do entretenimento.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Desde sempre, o Globo de Ouro dividia com o Emmy (TV) e o Oscar (cinema) o status de premiação nobre, a série A do circuito em Hollywood. Porém, os escândalos deste ano minaram a credibilidade da outrora prestigiada festa, após acusações de corrupção, evidências de suborno e comprovada falta de representatividade.

O Critics Choice fugia do Globo de Ouro, pois tradicionalmente era uma honraria da série B, junto com as entregas de troféus e estatuetas dos sindicatos hollywoodianos. Por isso, a celebração era sempre realizada na segunda quinzena de janeiro.

Após toda essa celeuma e a perda vertiginosa de credibilidade do Globo de Ouro, a CCA se antecipou e marcou a cerimônia de 2022 para o começo do primeiro mês, dia 9. Isso porque havia dúvida se o Globo de Ouro iria de fato acontecer, com a notícia da rede NBC se recusando a transmitir a premiação.

Mas em uma reviravolta, mesmo sem TV, a HFPA anunciou o Globo de Ouro de 2022 e marcou para… 9 de janeiro, data que já tinha sido reservada pelo Critics Choice. Uma clara tentativa de frear esse ímpeto da CCA de ocupar um espaço na prateleira mais alta das premiações hollywoodianas.

Só uma coisa o Critics Choice precisa fazer para ganhar corpo nessa briga. O anúncio da próxima segunda é só das atrações da TV. Os indicados nas categorias de filmes serão conhecidos na semana seguinte, dia 13. Basta um ajuste no calendário de elegibilidade e inscrição, assim a apresentação dos indicados pode ser única, tal qual a entrega dos troféus.

Troféus do Critics Choice Awards (Divulgação/CCA)

Voto do jornalista especializado

Tanto para o cinema quanto para a TV, o Globo de Ouro sempre serviu como uma prévia do Oscar e do Emmy, levando em conta que é uma premiação com votantes jornalistas, enquanto as principais cerimônias são compostas por um júri técnico.

O Critics Choice se oferece de alternativa, com a responsabilidade de se apresentar como um evento confiável e diversificado. Até por conta de outras conjunturas, muita coisa precisa ser feita na CCA no quesito inclusão: dos jornalistas filiados, apenas 32% são mulheres e 25% são não brancos. Porém, em comparação com a HFPA, é um recorte mais progressista.

O sistema do Critics Choice não é muito diferente do Globo de Ouro. Disputam séries de drama e comédia, além de minisséries, lançadas no ano anterior da premiação (a cerimônia de 9 de janeiro de 2022 condecora os melhores de 2021). Atores brigam pelo troféu nas categorias de protagonistas e coadjuvantes. Não há prêmios técnicos como no Emmy, tipo direção, roteiro, entre outros.

Os vencedores do Emmy de 2021, em setembro, foram os mesmos do Critics Choice, em março, nas principais categorias: The Crown (melhor drama), Ted Lasso (melhor comédia) e O Gambito da Rainha (melhor minissérie).


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....