MERCADO

Máquina de renovar séries, Apple se firma como oposta da Netflix

O Apple TV+ faz jus à fama de não cancelar séries, mesmo contra circunstâncias adversas

Publicado em 12/12/2021

Duas notícias surpreendentes marcaram o mundo dos streamings na última semana. Enquanto a Apple renovou o capenga drama Invasão para a segunda temporada, a Netflix cancelou a badalada série Cowboy Bebop menos de um mês após o lançamento. As duas decisões expõem como são diferentes os modelos de administração do catálogo de ambas as plataformas.

Há dois anos no ar, o streaming Apple TV+ se firma como uma máquina de renovar séries. De 24 atrações lançadas até agora, somente duas foram canceladas: a comédia Mr. Corman e o drama Little Voice. No mínimo, isso passa uma confiança ao assinante, que provavelmente não irá ver a produção favorita finalizada abruptamente.

A Apple encara o streaming por um ângulo diferente das rivais. O Apple TV+ não é o negócio que vai trazer lucro para a empresa (que vai muito bem, obrigado, vendendo os cobiçados celulares e computadores). Assim, a abordagem é em um tom relaxado, mesmo com produções caríssimas e de pouco impacto, como o caso de Invasão.

Uma das séries mais caras da atualidade, Invasão demorou para ser renovada, dois dias antes do final da primeira temporada. A encomenda de novos episódios veio aos 45 do segundo tempo, como se a Apple tivesse dando um recado que não vai desistir assim tão fácil de uma produção na qual investiu muito.

Com Fundação, outra série que custou uma fortuna, a resposta positiva do público e crítica provocou uma renovação mais rápida, duas semanas após a estreia.

Se tivesse em outros streamings, Invasão não veria a luz do dia de novo. Assim como Truth Be Told, renovada há cinco dias para a terceira temporada. Mas a Apple caminha nessa linha de não abandonar projetos, seja por causa dos investimentos ou por ter estrelas de Hollywood no elenco (caso de Truth Be Told, com Octavia Spencer).

Máquina de moer séries

Por sua vez, a Netflix tem a fama de moer séries. E isso após uma única temporada, deixando inúmeros fãs no vácuo. O atual caso de Cowboy Bebop é emblemático.

Mal avaliada pelos especiailistas, a adaptação do anime homônimo famoso teve reações mistas dos assinantes. Não apareceu de cara no top 10, no Brasil, mas aos poucos foi ganhando tração. Chegou a ter 74 milhões de horas assistidas nos primeiros dias após a estreia, em todo o mundo

Na semana mais recente, a audiência despencou em 59%, indício de que o povo abandonou a série no meio do caminho. Pensando somente no cálculo básico do custo de produção com o retorno de audiência, a Netflix não pensou duas vezes e decretou o fim de Cowboy Bebop.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade