Crítica

Star Wars: Andor continua demonstrando maturidade pelos extremos da galáxia

Análise do sexto episódio da série da Disney+

Publicado em 12/10/2022

Depois do comovente capítulo ‘O machado esquece’, entraremos (novamente) no campo da ação, assim como aconteceu em ‘Acerto de contas’.

Talvez, tenhamos tido anteriormente, um episódio que soube se aproveitar melhor da atmosfera de perigo iminente, contudo, vale exaltar que ainda sentiremos nesta parte mais recente de Star Wars: Andor da Disney+, algo substancioso.

Ainda mais na parte estética, que forneceu um show de luzes para seus assinantes, que permanecem conectados com aquilo que assistem e aproveitando-se da maturidade de um roteiro que não vê um mundo, apenas de preto no branco.

Andor 1
A polícia galáctica batendo na porta em Star Wars: Andor da Disney+

Climatização & estética

Muito da atmosfera tensa que sentimos pelos episódios de Star Wars: Andor, veio pela trilha sonora composta por Nicholas Britell, entretanto, à parte ‘Acerto de contas’, ainda não tínhamos presenciado momentos visuais marcantes.

Em ‘O olho’, testemunharemos um evento natural inquestionavelmente belo, que servirá como base para algumas cenas de ação (um tanto breves).

Mesmo assim, merece um destaque, pois de certa forma, cada uma das luzes que cruzava os céus, poderia muito bem representar todas as luzes da esperança para a Aliança Rebelde, que a partir de agora, só deve crescer.

Andor 2
Genevieve O’Reilly como Mon Mothma em Star Wars: Andor (Disney+)

Nem tão império, nem tão rebelde

Desde o início, tem havido muitos elogios à narrativa madura de Star Wars: Andor. O atual capítulo é mais uma prova cabal de tal juízo.

Aqui, veremos que nem todo bom é do bem, e nem todo mau é cruel. É por essas e outras, que elogiamos o texto escrito por Dan Gilroy – supervisionado por seu irmão Tony Gilroy – uma vez que este não olha a realidade da vida como algo unilateral.

A série derivada do universo Star Wars para a plataforma Disney+ nos inspira a analisar as coisas de modo mais circunspecto, mostrando que elas são (muito) mais do que nossos olhos conseguem ver.

Assuntos relacionados: