RETRATO FIEL

Médicos especialistas em Alzheimer avaliam jornada de Rebecca em This Is Us

Um conselho de doutores leem todos os roteiros do drama

Publicado em 13/01/2022

A sexta e última temporada de This Is Us vai mostrar Rebecca Pearson (Mandy Moore) lidando com a perda de memória de forma mais acentuada, como os primeiros episódios da leva atual evidenciaram. Todo esse retrato da doença de Alzheimer no cérebro da personagem é avaliado de perto por um conjunto de médicos especialistas. A proposta da série é encenar as reações mais reais possíveis.

[Atenção: spoilers a seguir]
No episódio desta semana, já disponível no streaming Star+, Rebecca está bem ciente da doença e fala abertamente, durante um jantar, que tem Alzheimer. Ela explica o fato de não haver cura, “primeiro, somem as memórias mais recentes. Depois, as antigas.”

Essa linha do tempo, e a forma que Rebecca reclama de não conseguir deixar de lado as pequenas irritações de cada dia, foram inseridas no roteiro após aprovação de médicos consultados. A tendência é isso se desenrolar ao longo da temporada.

Por enquanto, Rebecca continua a lembrar de experiências marcantes do passado, exibidas em cenas de flashback. Neste episódio, a recordação foi um passeio com Jack (Milo Ventimiglia) em um carro esportivo conversível. Ela disse ao marido, naquele dia: “um carro como esse faz com que a pessoa se sinta imortal.”

Conselho médico de This Is Us

Kay Oyegun, produtora executiva que dirigiu o segundo episódio da sexta temporada, falou sobre isso em entrevista ao site TVLine. “Os médicos nos guiaram pelo processo e por essa linha do tempo”, explicou. “Sabemos qual é o final [de Rebecca], em relação à idade dela e o período da morte. Então, há um longo período de deterioração pela frente que temos de calibrar de maneira correta.”

“Todos os roteiros são lidos por médicos”, continuou a produtora. “A pesquisa toma grande parte desse trabalho.”

Um dos roteiristas de This Is Us, Kevin Falls expandiu mais esse assunto. “Os especialistas sempre vêm com a mentalidade de que tudo seja perfeito”, revelou. Falls contou que de fato o processo será encenado aos poucos, mostrando essa deterioração na mente, com Rebecca cada vez mais tendo perdas de memórias significativas.

Fora o impacto na personagem, há o efeito em quem está ao redor. “Queremos que seja algo real [a representação do Alzheimer]. Não apenas nela, mas na família também”.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade