
Finalmente o Los Angeles Lakers entrou em quadra para jogar basquete na série Lakers: Hora de Vencer. No episódio de domingo (3), a produção da HBO mostrou a estreia do time púrpura e dourado na temporada de 1979-1980 da NBA, a liga profissional de basquete nos Estados Unidos. E na arquibancada estava Kobe Bryant (1978-2020), ainda bebê. Isso realmente aconteceu ou foi simplesmente a liberdade criativa da trama?
Veja também:
O time de Los Angeles enfrentou o San Diego Clippers (atualmente em Los Angeles) na abertura do campeonato. Nos segundos finais do confronto, o narrador Chick Hearn (Spencer Garrett) citou o jogador Joe “Jellybean” Bryant, pai de Kobe.
“Parabéns a ele [Joe], seu filho Kobe está na plateia. Kobe Bean, não inventei [esse nome]. Acho que é japonês”. Enquanto isso, uma imagem de uma criança de colo apareceu com a mãe, sentada em uma das cadeiras no ginásio. (em tempo: sim, Kobe é um nome japonês, especificamente de um tipo de carne bovina).

Não há nenhum registro que confirme a presença do bebê Kobe no primeiro jogo de Magic Johnson com a camisa do Los Angeles Lakers. Mas a probabilidade de isso ter acontecido é grande, longe de ser um exagero criativo da série.
A partida entre os Lakers e os Clippers, realizada na cidade de San Diego, foi em outubro de 1979, quando Kobe Bryant tinha apenas um ano de idade. Assim, é possível a mãe ter levado o filho para ver o pai jogar na estreia da temporada.
Kobe comentou várias vezes sobre a experiência de passar a infância e a adolescência na cola do pai, indo onde ele fosse jogar. Isso incluiu uma passagem pela Itália, época na qual Kobe pegou gosto pelo basquete, começou a ter entrosamento com a bola laranja e se inspirou no brasileiro Oscar Schmidt, o tendo como um dos ídolos no esporte.
Neste vídeo abaixo, Kobe falou sobre a infância ao lado do pai jogador de basquete, na NBA e na Europa. Cenas do jogo que a série da HBO encenou aparecem, assim como o menino Kobe ao lado de Joe em vários momentos.
____
Conheça a página de séries do Observatório da TV