Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
RESGATE

Quem é Kate Bush? Entenda a relação da cantora com Max em Stranger Things

Saiba qual o significado da canção Running Up That Hill, tocada no quarto episódio da atual temporada

Publicado em 30/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Entre tantos poderes de Stranger Things está o resgate de ícones da cultura pop dos anos 1980, provocando nostalgia em quem viveu aquela época ou passando a ser conhecidos pela atual geração. O nome do momento é Kate Bush, cantora britânica cuja música Running Up That Hill salva a vida de Max (Sadie Sink) de todas as formas possíveis; a canção está no topo no iTunes e aparece entre as mais tocadas no Spotify.

[Atenção: spoilers a seguir]
Antes de chegar na cena-chave, exibida no final do quarto episódio da quarta temporada, é preciso compreender o significado da letra de Running Up That Hill e o porquê dela fazer tanto sentido para Max, a ponto de ser a música favorita dela.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O tom de voz angelical de Kate Bush na canção da new wave, em conjunto com uma melodia serena, alivia o coração da garota. De certa forma, ela carrega o peso da culpa após perder o irmão, Billy (Dacre Montgomery), que na temporada anterior se sacrificou para salvar Max e Eleven (Millie Bobby Brown).

Um trecho da música que se repete, quase como um mantra, diz: “E se eu apenas pudesse / fazer um acordo com Deus / Eu faria com que Ele me colocasse no seu lugar”. Justo ou não, Max tem esse sentimento de ser responsável pela morte de Billy.

Capa do single Running Up That Hill, de Kate Bush

Música que salva

No quarto episódio da atual temporada, Max visita o túmulo de Billy e lê uma carta que escreveu para ele. “Às vezes, eu me imagino correndo até você e te afastando [da morte]. Imagino que se eu tivesse feito isso, você ainda estaria aqui.”

Poucos segundos depois, o espírito de Vecna toma conta do corpo de Max. O vilão da vez tem como alvo adolescentes que carregam algum tipo de trauma, culpa ou passam por um momento confuso.

Vecna usa poderes psíquicos para entrar na mente dos jovens, joga uma maldição neles e assim suga toda a energia das vítimas, ficando mais poderoso. Em cada lugar que ele mata alguém cria-se um portal para o Mundo Invertido.

Após uma investigação, Nancy (Natalia Dyer) e Robin (Maya Hawke) descobrem que a música pode acabar com o feitiço de Vecna. No cemitério onde Max está, Dustin (Gaten Matarazzo) recebe essa informação e pergunta para Lucas (Caleb McLaughlin) qual a música favorita de Max. Ele pega uma fita cassete de Kate Bush, Dustin a insere em um walkman e coloca o fone de ouvido em Max.

A tática realmente funciona. A melodia e letra de Running Up That Hill, sobre o poder das relações e conexões com as pessoas, chegam no inconsciente de Max. Como diz a canção, ela corre, corre em direção da saída daquele pesadelo. Ela escapou da morte por causa da música (com direito a uma ótima atuação de Sadie Sink)

No YouTube, o vídeo de Running Up That Hill teve um aumento significativo de visualizações neste final de semana por causa de Stranger Things. Os internautas usam a caixinha de comentários para compartilhar como foi a sensação de ouvir a música (de novo ou pela primeira vez).

E Kate Bush voltou a ser destaque na mídia, atualmente com 63 anos e que, no Reino Unido, é lenda. A cantora tem como característica o fato de ser bem experimental nos trabalhos, fazendo uso de melodias ousadas e letras poéticas. 

Ela foi indicada três vezes ao Hall da Fama do Rock and Roll, nos Estados Unidos, mas foi esnobada em todas as oportunidades, sem entrar no seleto grupo de artistas que lá estão. Quem sabe Stranger Things ajuda a virar esse jogo.

Veja e ouça o clipe da música Running Up That Hill, de Kate Bush:

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....