Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
ESTRATÉGIA

Episódios semanais ou tudo de uma vez? Marvelous Mrs. Maisel reacende o debate

Volta à tona a discussão entre o padrão convencional de lançamento na TV versus o modelo da Netflix

Publicado em 09/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

No próximo dia 18, The Marvelous Mrs. Maisel retorna com a quarta temporada, no Prime Video. Diferentemente dos anos anteriores, a vencedora do Emmy de melhor comédia lançará os episódios inéditos semanalmente, dois a cada sexta-feira (total de oito capítulos). Daí fica a pergunta: esse é o modelo ideal de exibição ou tudo de uma vez é melhor, como a Netflix consagrou?

A criadora de Marvelous Mrs. Maisel, Amy Sherman-Palladino, não tem nenhuma dúvida: “Nós amamos pra caralho isso [episódios semanais], disse a produtora ao site TVLine. “Nossa série é densa. Muita coisa acontece e é preciso prestar atenção. Nós estamos muito felizes com essa estratégia [do Prime Video].”

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O streaming da Amazon não tem vergonha de abraçar todos os métodos possíveis de lançamentos de séries. Cada caso é um caso, como diria o outro. Exemplos recentes esclarecem isso. 

Reacher chegou, no último dia 4, com tudo de uma vez (oito episódios) e foi perfeito, pois a série tem estrutura que estimula mesmo engatar um capítulo no outro. O resultado foram maratonas insanas no primeiro final de semana dela disponível na plataforma e, três dias depois, ganhou a renovação para a segunda temporada.

A Roda do Tempo, muito mais cabeçuda e cheia de teorias, teve um lançamento híbrido. Os três primeiros episódios chegaram no dia da estreia, combinação ideal para apresentar com propriedade a série ao público. Depois disso, um por semana, tática que deu super certo, pois espectadores e mídia trocavam ideias entre um capítulo e outro sobre o andamento da trama, mantendo a atração em destaque.

Esse ponto é o principal argumento de quem defende episódios semanais, o modelo mais tradicional. Tudo de uma vez estraga muita coisa importante mostrada no miolo da atração. E o público fala durante pouco tempo sobre a história ali relatada. Gente da própria Netflix, como Jenji Kohan, criadora de Orange Is the New Black (2013-2020), sonhava com episódios semanais na gigante do streaming.

Vale registrar que as atrações com episódios lançados a cada semana na gigante do streaming são aquisições de terceiros, como ocorre atualmente com Expresso do Amanhã; e já foi o caso de Billions e Better Call Saul.

Pedido aceito

A Amazon atendeu aos pedidos dos produtores de The Marvelous Mrs. Maisel. Ainda ao TVLine, Daniel Palladino, produtor executivo da comédia, revelou que o Prime Video acatou a sugestão da equipe da série para os episódios serem lançados semanalmente. Ele argumetnou em defesa disso.

“Houve uma época, muitos anos atrás, na qual as pessoas pensavam que o lançamento semanal havia acabado porque todo mundo queria assistir aos episódios de uma vez. Mas surgiram produções tipo Succession, com a conversa sobre a série crescendo semana a semana.”

Ele ainda completou com uma sugestão: “Nós não recomendamos às pessoas a verem os oito episódios em uma maratona só, ou dividir em duas. [Maisel] não foi feita para ser consumida assim. Por isso estamos satisfeitos com a estratégia adotada [pelo Prime Video].


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....