Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
LONGO INTERVALO

Por que Stranger Things 4 demorou tanto para ficar pronta?

Quarta temporada da série estreia na sexta (27), mais de mil dias após o lançamento da terceira leva

Publicado em 25/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A terceira temporada de Stranger Things foi lançada na Netflix em 4 de julho de 2019. Exatos 1.058 dias depois, na sexta (27), chegam na plataforma os sete primeiros episódios da quarta leva do drama sobrenatural. Esse intervalo de tempo é bem acima do padrão, mais de dois anos e dez meses sem qualquer novidade. Daí cabe a pergunta: por que Stranger Things 4 demorou tanto para ficar pronta?

Claro que a pandemia de Covid-19 afetou os trabalhos da série, como ocorreu com tantas outras atrações. Esse foi apenas um elemento colaborativo da demora. Coloca-se na fórmula a proposta de fazer uma temporada ambiciosa e longa, o controle que os criadores têm com cada cena gravada e as locações ao redor do mundo.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Mínimos detalhes

No meio da oferta descomunal de séries, algumas feitas como se fossem fast-food, Stranger Things é tipo uma produção caseira e artesanal, no sentido de ser feita com carinho, por poucas pessoas e, logo, com o resultado final mais caprichado e menos industrializado, podemos assim dizer.

Matt (à esq.) e Ross Duffer nos bastidores de Stranger Things

Matt e Ross, os irmãos Duffer, criadores da série, são obcecados. Absolutamente tudo o que é feito tem de passar pela aprovação deles. O envolvimento vai do roteiro à direção, sem esquecer do figurino, efeitos visuais, acomodação da equipe de gravação, cuidado com os atores… 

E a lista de produtores executivos é curta em comparação com outras séries. São poucas pessoas cuidando de muita coisa. O ponto positivo é que fica mais fácil de controlar o propósito central, aquele deve ser lembrado em cada situação, ficando todos na mesma sintonia.

Só isso já estende o tempo de gravação. E a ideia de Stranger Things, após surpreender o mundo com a primeira temporada, sempre foi a de não apressar as coisas. Ter cuidado com os mínimos detalhes é uma característica do trabalho na atração.

Viagem ao mundo e pandemia

Imagina o seguinte: pegue essa estrutura pequena e coloque na estrada. Stranger Things 4 é ambiciosa por ter sido gravada em vários lugares ao redor do mundo, como na Lituânia. Nem nessas ocasiões os irmãos Duffer dividiram a responsabilidade. Eles estavam em cada gravação para aplicar o controle de qualidade desejado.

Os protocolos contra o surto de Covid-19 diminuíram o ritmo tanto da produção da série quanto do próprio processo criativo. O tempo parado na pandemia, do ponto de vista de gravação, deu uma brecha para os irmãos Duffer refletirem sobre o que viria pela frente. Assim, adiantaram o final (quinta temporada) e estenderam os episódios a seguir.

Stranger Things 4 vai ser a maior temporada de todas. Três dos quatro primeiros episódios passam dos 75 minutos de cena, por exemplo. O segundo volume, composto de só dois capítulos, tem quase quatro horas de duração (são dois filmes, praticamente). 

No total, a quarta temporada de Stranger Things tem cinco horas a mais de cena do que qualquer leva anterior. Eis mais um fator que fez a série demorar para voltar. Teve de ser dedicado um tempo extra para condensar o trabalho de duas temporadas em uma só. ⬩

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....