Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
VOZ DA MENTE

You: gravar narração de Joe exige paciência, longas pausas e até dublê

Esse recurso faz a série ser melhor do que o livro na qual se baseia

Publicado em 26/10/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Um trunfo de You não é tão simples de operar quanto parece. A narração de Joe (Penn Badgley), a cereja do bolo que faz a série da Netflix ser melhor do que o livro homônimo de Caroline Kepnes, exige muita paciência dos atores em cena, longas pausas dramáticas e até um dublê do serial killer atrás das câmeras.

Os roteiristas mais puritanos execram a narração por acharem um artifício muito didático, feito para corrigir imprecisões dos diálogos. You, Narcos (2015-2019) e Mr. Robot (2015-2019) são apenas três exemplos recentes do uso eficaz desse recurso e contradizem a ala mais conservadora da profissão. 

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A narração no drama You é um elemento vivo, imprescindível e tratado com todo o cuidado. No caso do livro, a tática confunde o leitor na distinção entre se aquilo escrito é a fala de Joe ou só devaneios da mente psicopata. Na TV, a separação é bem clara e essencial, porque nela se conhece a perversidade crua do assassino; por mais que sejam pensamentos até bem-humorados…

Voz da mente

Penn Badgley grava os offs (termo técnico) de antemão. Essa por si só é uma tarefa bem complicada, pois ele executa sem saber direito como será a cena retratada. A direção e edição precisam da narração antes para moldar e marcar o que será gravado.

Em entrevista à revista New York, Sera Gamble, criadora de You junto com Greg Berlanti, explicou o que acontece na hora da ação. “Penn tem um dublê, Danny Watters, que lê as falas do Joe narrador para ditar o ritmo e clima da cena“, falou a produtora.

No vídeo [corte final] parece que foi simples de fazer, mas no set não é nada disso“, continuou. “Isso porque os atores têm de ficar muitos segundos parados na frente da câmera, uma postura que não é natural. Chega a ser engraçado olhar a Victoria [Pedretti, intérprete de Love] esperando a hora certa de responder algo, porque ela tem de ouvir o dublê dizer umas três linhas das falas do Joe narrador.”

Sera chegou a contar que, em certas ocasiões, pediu para Penn Badgley voltar à cabine de som para repetir a narração, inserindo uma ou outra palavra diferente.

Danny Watters em participação especial na 2ª temporada de You (Reprodução/Netflix)

Uma curiosidade: Danny Watters, o dublê narrador de Joe durante as gravações de You, já apareceu na frente das câmeras. Foi no oitavo episódio da segunda temporada. Ele viveu um rapaz que aceitou uma proposta indecorosa do irmão de Love: Forty (James Scully) beijaria a mulher do homem desconhecido, recém-casada e ainda com o vestido de noiva, e pagaria 10 mil dólares em dinheiro vivo por isso.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....