Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
RÓTULOS DAS SÉRIES

Rebelde da Netflix é um reboot, remake ou revival? Entenda

Com exemplos práticos, saiba o que diferencia um termo do outro

Publicado em 05/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A Netflix lançou nesta quarta-feira (5) os oito episódios da primeira temporada de Rebelde, versão seriada da novela argentina Rebelde Way (2002-2003). A nova produção gera uma dúvida importante, e ao mesmo tempo confusa, sobre se a série é um reboot, remake ou revival das tantas atrações que foram feitas anteriormente, inclusive no Brasil.

O que atrapalha é o fato de reboot e remake serem praticamente sinônimos; diferenças técnicas separam um termo do outro. Com a profusão de produções antigas repaginadas, muitas pessoas da indústria hollywoodiana fazem campanha para ser usado um único rótulo dentro desse aspecto. Em tempo: Rebelde da Netflix é um reboot.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O que é um reboot?

Uma trama atualizada, com novos personagens e uma história quase toda modificada da original usada como base, é um reboot. É o caso da Rebelde da Netflix. Há ali personagens totalmente diferentes da trama matriz e somente uma conexão direta.

Em um reboot, existem elementos parecidos. No caso, o nome da escola é o mesmo (Elite Way School), assim como as cores do uniforme -embora o estilo do fardamento seja bem distinto da fonte matriz. 

Usar uma personagem de ligação é uma característica de um reboot, o que pode ser uma aparição simples, uma mera citação ou participação mais ativa. A Rebelde da Netflix traz Celina Ferrer, vivida por Estefanía Villarreal na novela mexicana consagrada. Ela é a diretora do colégio.

Estefanía Villarreal na série Rebelde, da Netflix (Divulgação)

Reboot, essencialmente, significa reiniciar uma história conhecida, mantendo o nome da série e outros pontos. A Pretty Little Liars que vem por aí é um reboot da atração homônima da década passada. Outros projetos que se encaixam nesse rótulo: Bel-Air (versão dramática de Um Maluco no Pedaço), Charmed, The Equalizer (com uma protagonista feminina), entre outros.

O que é um remake?

Continuando no exemplo de Rebelde. A novela mexicana clássica, tal qual o folhetim da Record, são remakes da novela argentina Rebelde Way, usando formato e estrutura iguais, apenas modernizando ou atualizando algumas histórias. 

Remake é refazer. Ou seja, pega-se uma trama do passado e a refaz para o tempo atual. Um caso bem fácil de entender é Dinastia, disponível na Netflix, uma adaptação da novela clássica dos anos 1980.

O que é um revival?

Revival nada mais é do que a continuação de uma série ou franquia. Aqui, são utilizados os mesmos personagens e atores, o mesmo universo, a mesma história, porém em uma fase mais avançada em comparação com o original. São os casos de And Just Like That… (de Sex and The City) e Cobra Kai (de Karatê Kid). 

Fuller House (2016-2020) se encaixa bem nesse conceito também, continuando a narrativa de Três É Demais (1987-1995).


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....