Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
ANÁLISE

Quem leva a melhor em uma batalha de séries da Marvel: Netflix ou Disney?

Considerando todas as dez séries da editora nas duas plataformas, monte o seu top 5

Publicado em 15/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A um episódio do fim, Gavião Arqueiro mostra-se mais uma boa produção da Marvel feita para o Disney+. Com quatro séries na conta, o streaming da Disney apresentou atrações melhores em comparação às seis da Netflix. Considerando as dez atrações da editora de heróis disponibilizadas em ambos os serviços, quais entram no seu top 5?

Entre 2015 e 2019, a Netflix lançou em parceria com a Marvel: Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Os Defensores e O Justiceiro. Já no Disney+, de janeiro deste ano até agora, chegaram WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Loki e Gavião Arqueiro. Todas essas atrações fazem parte do Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Netflix tem alguma chance no top 5?

A Marvel adotou uma estratégia bem específica na Netflix. O caminho foi apresentar ao grande público personagens pouco familiares, como a Jessica Jones, ao invés de trazer para a TV heróis consagrados do cinema, tipo Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, etc.

Até hoje, Charlie Cox é lembrado pela atuação em Demolidor (Divulgação/Netflix)

Outro diferencial: tratar os dramas com uma abordagem adulta, sombria. Os temas eram mais densos e explícitos, de racismo a abuso psicológico. Exibia-se muita bebedeira e bastante sexo, principalmente em Jessica Jones e Luke Cage. Quando juntavam os dois então… o público descobriu que sexo entre heróis quebra uma cama e derruba a casa inteira.

A primeira amostra dessa parceria foi muito boa: Demolidor. Até hoje, três anos após o fim da série, o ator Charlie Cox ainda é lembrado por viver o advogado cego que se aventurava na pele de um vigilante à noite. Muito elogiada pela narrativa e pelas lutas, Demolidor chegou a marcar presença em apostas para disputar o Emmy de melhor drama. Conseguiu cinco indicações ao Oscar da TV, todas por prêmios técnicos.

Jessica Jones também ganhou apoio popular, mas perdeu fôlego no avançar das temporadas. Luke Cage foi tratada com indiferença e Punho de Ferro recebeu o categórico rótulo de uma das piores séries (no geral) do ano de 2017. Os Defensores e O Justiceiro foram medianas.

Tom Hiddleston revive o papel de Loki em série do Disney+ (Divulgação)

Marvel na Disney = sucesso no Emmy

No Disney+, por ser um streaming cheio de censuras e com roupagem familiar, a Marvel não poderia manter o mesmo estilo apresentado na Netflix. Dessa forma, se criou uma distinção bem evidente entre o conteúdo das séries de heróis no streaming da Disney, muito mais leve -até uma minissérie no espírito natalino ganhou vida.

Do cinema vieram os personagens da atração. Os heróis da série A continuam só nos longas, mas aqueles na segunda prateleira, não menos conhecidos, ganharam atrações próprias. O assinante do streaming recebeu as produções sabendo minimamente quem eram os protagonistas, todos apresentados em filmes anteriores do MCU.

Essa combinação de fatores ajudou a impulsionar as novas séries. Elas acertaram o combo sucesso de público e crítica e surpreenderam no circuito de premiações. Só WandaVision abocanhou 23 indicações ao Emmy deste ano (ganhou três estatuetas) e Falcão e o Soldado Invernal, cinco (sem vitória).

A atriz Hailee Steinfeld na minissérie Gavião Arqueiro (Divulgação/Disney+)

Loki, lançada depois das inscrições do Emmy deste ano, é presença certa na cerimônia de 2022. A fórmula no Disney+ deu tão certo que até um dos Vingadores mais achincalhados, o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), entregou uma trama decente e interessante, energizada pela adição de Hailee Steinfeld, a Gaviã Arqueira. Desde a estreia, é uma das séries líderes em pirataria em todo o mundo.

Em um top 5 ideal, analisando as séries da Marvel na Netflix e na Disney, WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e Loki são certezas, sem uma ordem exata de qual é melhor. Da Netflix, indubitavelmente, só Demolidor conseguiria uma vaga.

A posição restante poderia ser da boa e consistente Gavião Arqueiro. Embora seja possível entender algum argumento a favor de Jessica Jones no lugar.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....